sábado, 15 de outubro de 2011

AOS MESTRES COM CARINHO! A Faculdade - Parte II


Iaê?! Blz?!


Continuando minha singela homenagem a essas grandes pessoas, agora chegando na faculdade, finalmente chego na faculdade. Não podia deixar esta parte de fora.
Sei que a relação aluno-professor é completamente diferente, não temos contato durante tanto tempo, nem aquela proteção habitual de colégio, até mesmo por isso, esses prof.º nem sabe o quanto interferem e/ou mudam nas nossas vidas.
Logo no primeiro período tive o professor que acabei votando para ser o nosso homenageado. Valdir, de sociologia, chegamos na faculdade imaturos, pensando que igual colégio e levamos logo uma porrada dele, com um livro para ler nos primeiros 15 dias de aula, no 1º já teve trabalho, mas ele conseguiu suscitar diversas discussões e debates bem interessantes, por sinal até hoje uso alguns desses debates em sala de aula.
Ainda no 1º período tivemos contato com Felipe Dantas - Spock, nosso professor de turismo por 2 semestres, falem o que quiser dele, mas a verdade é apenas uma: Quando o cara tava a fim de dar aula, até hoje não tive professor melhor na área.
No 2º período apareceu outro muito bom, Claudio Lira, tinha um defeito enorme, mais não vem ao caso, era de Português II, cada aula massa, apesar de no sábado às 7h30. A verdade é que entendi a essência da sua aula, no mestrado e como isso me ajudou nessa fase.
E o que falar da minha professora de Espanhol (acho que era Fátima) nos ensinou 2º períodos, tinha a preocupação de trabalhar a língua aplicada ao turismo, uma das poucas que não tinha matéria especifica mas que fazia a ligação com o turismo. Foi a única professora que briguei na vida, que pecado! Me arrependi na outra aula, levei flores e chocolates para me desculpar, ainda bem que ela entendeu!
Prof.º de direito, Maura! Ùltimo período do curso, todo mundo já sem saco, só querendo terminar, ai vem uma prof.ª que pegou no meu pé, e muito! Marcação cerrada em professora! Me ensinou a ser gente! Mas passei em Direito ta? Alias meu trabalho e o de Serginho foi o único 10 da sala e o único que falava de direito no turismo.
Até hoje me lembro de Janilto de História da Arte: “O bom entendimento faz parte da avaliação”, com certeza minha Maga lembra muita dele, não é Maga?
E Dayse, basta de dizer que hoje nas minhas aulas de turismo, nas minhas visitas técnicas, no incentivo aos alunos para a produção de pesquisa e envio de artigos científicos a congressos, me espelho sempre nela. Acho que isso já diz tudo! Pegou muito no meu pé, mas me ajudou na mesma proporção a ser quem eu sou hoje. Pena ter pedido o contato com ela.
E na pós? Apesar de um relacionamento mais rápido e “simples” posso dizer que pelo menos me moldaram como o professor que sou hoje: Cristiane Gomes e Victor Andrade, são muito feras e ótimos professores.
Desejo a todos os mestres que passaram pela minha vida: felicidades, suce$$o, saúde e toda a felicidade do mundo. Obrigado pelos ensinamentos e grato pela paciência e atenção, mesmo quando não queríamos nada!

Até a próxima.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE!

Um comentário:

  1. É um post bonito e, sem dúvida corajoso. Não teria competência para nomear os professores da graduação por disciplina, pois a memória me trai. Deve ser a idade.
    Bjos!

    ResponderExcluir