sábado, 30 de janeiro de 2010

Turismo Inclusivo - Parabéns aos restaurantes de Pernambuco

Iaê?! Blz?!

Essa notícia é bem legal e vale a pena divulgar, parabéns aos empresários que tiveram essa iniciativa, muito boa e pioneira no nosso país.

CARDÁPIOS EM BRAILE CHEGAM À MESA DOS RESTAURANTES

Restaurantes de Pernambuco passam a contar com um serviço pioneiro no Brasil. Em 45 estabelecimentos já é possível encontrar cardápios escritos em braile. A medida, apresentada nesta segunda-feira (11), na Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), vai beneficiar aproximadamente 70 mil deficientes visuais no estado, de acordo com a Associação Pernambucana de Cegos, (Apec). A iniciativa da secretaria, em parceria com a Apec e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), pretende atingir 250 associados até o final do primeiro semestre deste ano.

A ação faz parte do programa “Turismo Acessível – Pernambuco sem Barreiras”, da Setur, que teve início em 2008. A ideia é adequar o destino turístico do estado para receber turistas com qualquer limitação, seja visual ou móvel. “Já pensamos nos eventos futuros, como a Copa do Mundo. Vamos ampliar este benefício e produzir cardápios auditivos, onde o cliente vai poder escutar através de MP3”, contou o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara. Ele destacou ainda que o investimento para os donos de restaurantes é pequeno. Para esta primeira ação foram investidos R$ 9,3 mil.

De acordo com o diretor executivo da Abrasel, Valter Jarocki, no Recife, que é considerado um polo gastronômico, parte da sociedade não era atendida. “A gente dá oportunidade às pessoas que não vê se sentirem normais dentro dos restaurantes”, disse. “Vamos trazer mais acessibilidade para esse público”, garantiu.

Com 27 anos de existência, a Apec comemora mais uma conquista. O presidente da associação, Antônio Muniz, disse que o estado está cumprindo a Lei Municipal nº 17.296, de 09 de janeiro de 2007, mas lembra que ainda é pouco o número de restaurantes que dispõem de cardápio em braile. “Devemos comemorar que a Lei saiu do papel, mesmo com pouquíssimos estabelecimentos oferecendo este serviço. Vamos avançar quando o cardápio estiver disponível em MP3”, contou.

O representante do grupo Chinatown, Richard Sousa, acredita que a medida vai atrair outra classe de clientes. “É um grupo do mercado que os empresários não se preocupavam muito. Agora, a gente vai atender melhor e incrementar as vendas”, comentou.

Por Edilson Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário