sábado, 8 de agosto de 2009

MEU ÚLTIMO DOMINGO DE SOLTEIRO...

Para estrear meu blog não tinha como ser diferente, precisava falar do Santa e como em uma atitude de última esperança e de confiança. Então resolvi postar o texto que escrevi quando voltei de Maceió, depois da 1ª vitória do Santa, na sua estréia na Série D em Maceió, no começo do mês de Julho! Quem sabe Domingo não coloco outro do ressurgimento...

IAE!? Fala galera tricolor, beleza?

Meu nome é Gustavo Santos, mais conhecido com PESSOAS, tenho 27 anos, sou professor universitário e moro em Garanhuns. Estou me casando no próximo sábado dia 11 de Julho e durante toda essa semana que antecedeu a estréia do Santa estava resolvendo se ia ou não viajar 180km para a ver a estréia do Tricolor do NE. Afinal de contas era meu último domingo de solteiro, não sabia se valeria a pena ter que viajar mais ou menos 2 horas para ir mais 2 para voltar, fora o risco da estrada pois a volta era a noite, gastar grana e ficar rodeado por pelos menos 6 mil machos!, Mas depois de muito pensar, decidi pelo óbvio, pelo Santa é claro que valeria a pena!

Primeiro tentei convencer a minha noiva a ir comigo (ela é carioca e torce pelo Flamengo, ou melhor, diz que torce – em PE é Santa claro!), mas na sexta-feira quando ele disse que não ia de jeito nenhum, resolvi ligar para um amigo meu que sempre vai ao jogos. Na sexta à noite ele acabou conseguindo a minha vaga. Qual a preocupação agora? Ingresso todas as informações que vinham eram que os ingressos para a torcida tricolor estavam esgotados, mas às 22h horas conseguimos garantir o ingresso.

E quem disse que consegui dormir? Parecia um menino na expectativa da viagem, era espera da viagem e de ver o Santa de novo em campo, oficialmente, fiquei rolando de um lado para o outro da cama e nada do sono vim, até que... já era hora de levantar! E às 9h. da manhã começamos a seguir viagem para Maceió. Éramos 14 tricolores das sete colinas, eu só conheci um deles, mas isso não importa o objetivo era o mesmo.

Chegamos a Maceió por volta das 11h. da manhã e já começamos a nos sentir em Recife (pensei que estava na cidade errada!) Só se viam as três cores por todos os lados. Aproveitamos para ir ao QG (onde estava a torcida coral), mas saindo do interior precisávamos ficar, ao menos, um pouco na Beira da Praia (hahahaha!).

Fomos para a frente do Rei Pelé em torno de 14h30 e tive a clara sensação de está passando pela Rua das Moças, só quando cheguei na frente do estádio lembrei que não estava em Recife e que tinha outra torcida, em menor número, verdade seja dita! E vale o registro de que durante este percurso estávamos escutando a Rádio AM Gazeta de Maceió (infelizmente não me lembro o nome do “profissional” que estava falando) e o comentarista dizia de 2 em 2 minutos: “Alô torcida a Azulina cadê você? Venha para o estádio. Torcedor que está em casa, está com medo do Santa, não precisa ter medo não vamos meter a “peã” neles...” (Hã!? Como assim?!) melhor nem comentar esta parte! Voltemos para a frente do estádio.

Como as duas torcidas organizadas são colaboradoras ou “irmãs” não existia clima de guerra nas ruas, apesar de muito bem policiada, não vi e nem soube de nem um caso de briga, somente as provocações normais antes do jogo. Tricolores dizendo que estavam na Av. Beberibe e azulinos dizendo que há 12 anos não ganhávamos deles (também não me lembro a última vez que tínhamos jogado!hahaha).

E ai veio o único ponto negativo da viagem. A entrada para o estádio foi um lixo, uma total falta de respeito com os Pernambucanos, um absurdo o que fizeram conosco. Eu na rampa, sem almoçar, naquele empurra, empurra e pensando “Os torcedores do Corinthians batem no peito para dizerem que são loucos, loucos somos nós, time na Série D, R$ 20,00 um ingresso da 4ª divisão (outro exploração!), viajando, deixando família em casa, voltar a noite e ainda trabalhar no outro dia, para sofrer deste modo, antes mesmos de começar o jogo! Se o Santa perder hoje, esses jogadores vão ver, eu já sei o que faço... não vou ao estádio no jogo contra o Central! (hahaha)”

Ao conseguirmos passar e entra no estádio, vi que o mascote do nosso grupo, um garoto de 13 anos, entrou mas estava sem ar e passando mal, o que me fez lembrar da final de 1995 contra o Náutico no Arruda, que eu estava com 13 anos também e fui para a Geral com meu padrinho e uns amigos dele e quando fomos entrar pela rampa, logo na subida nos perdemos e entrei só com o amigo do meu padrinho e quando estava quase desmaiando e sem ar a policia nos puxou.

Mas esqueçamos esses momentos ruins, pois finalmente estamos dentro do Estádio e vendo aquela torcida apaixonada, vibrante e verdadeira, em maior número, gritando o tempo todo, fazendo a torcida do CSA ficar apagada e ninguém conseguindo escutar ela. Superamos tanto a expectativa da organização que foi preciso invadir as áreas que estavam interditadas, e arriscada de cair, do trapichão.

E o jogo já está começando... Aos 13 minutos, com Juninho, vi que tudo tinha valido a pena. Mais uma vez cenas que ficarão para sempre na mente e no coração, a torcida coral vibrando, pulando, comemorando, tomando conta por completo do local. A emoção era tanta que quando olhei para um dos tricolores que tinha ido comigo ele estava chorando de emoção, um grande tricolor!

Até que o árbitro enxergou o pênalti e eu pensei: “Gustavo pegou três naquela final, hoje ele vai pegar um!” E claro que ele defendeu e ainda pegou o rebote! Nesse momento pensei: “Não perdemos mais hoje, de forma alguma!” A torcida foi injusta com ele no domingo passado... Mas também todo mundo sabe, menos o pessoal do CSA, Junior Amorim tem uma grande regularidade nos pênaltis: Sempre perde, é incrível! (hahahah), e além do mais ele é tricolor, mas só que como torcedor com o jogador mais não, igual a Marco Antônio, já valeu o que eles fizeram pelo Santa, com a nossa camisa ou quando jogavam “contra” ela! (ahahahahah).

Continuava a pressão do Santa e Reinaldo fez o segundo gol, logo após o fim do 1º tempo. No intervalo vi uma cena que jamais pensei que viria a presenciar no futebol brasileiro, torcedores do Santa e do CSA andando juntos pelo estádio, no mesmo local, em áreas comuns. Mas o pessoal não acreditava na força da nossa torcida, antes do inicio do 2º tempo já não conseguíamos encontrar nada, a venda, para beber nos bares do Rei Pelé.

Inicio do 2º tempo e o Santa fecha caixão e enterra o morto logo aos 10 minutos, Neto Maranhão fez o 3º gol, daí para frente foi só festa e alegria, ver e pular junto com toda a torcida tricolor que tinha viajado e sofrido para está ali. Fim de jogo e na saída tudo tranqüilo e sem problemas nenhum, mais uma vez, até porque, praticamente, só tinha tricolor na rua. E novamente a prova que os Alagoanos não conheciam a força de nossa torcida, do lado de fora do estádio todas as barriquinas e vendedores não tinham mais nada para vender, nem água!

Agora sim! Estávamos felizes e de alma lavada, podíamos voltar tranqüilo para Garanhuns e conseguimos relaxar tanto que até lembramos que não tínhamos almoçado e paramos para jantar e comer bem, finalmente!

No caminho de volta é claro que todos voltamos falando, brincando, analisando e aproveitando os últimos momentos dessa ótima viagem. E já marcando a próxima. E eu na certeza que valeu a pena demais passar meu último domingo de solteiro dessa forma, com a certeza de que ganhei um dia e não de que perdi.

É um domingo que ficou para a minha história, não por ser, só, o meu último domingo de solteiro, mas especialmente por saber que eu estava no jogo que marcou a volta do tricolor para seu lugar de merecimento!

2 comentários:

  1. Guga, sou tricolor também e vibrei com essa dupla e fantástica vitória, a primeira é claro a do nosso brioso SANTA CRUZ e segunda pela forma brilhante e inteligente de curtir a sua despedida de solteiro,a noiva fez muito bem em não participar da festa, pois despedida de solteiro noivos normalmente não vão.
    Desejo que a vitória do Santa, nessa maravilhosa tarde em Maceió, seja uma constante solidificação de vitórias pós-despedida de solteiro(casamento).

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa professor. não sabia que você era tricolor também! Estamos confiante neste vitória de amanhã sim.

    ResponderExcluir