terça-feira, 9 de março de 2010

Garanhuns Vence o prêmio Mestre Salustiano

Iaê? Blz?!

Uma noite para celebrar profissionais, estudantes e programas que valorizam e incentivam o turismo de Pernambuco. Assim foi a entrega do II Prêmio Mestre Salustiano.

Com a presença do secretário de Turismo, Paulo Câmara, e do presidente da Empetur, Gilberto Pimentel, o evento reuniu e premiou os três primeiros colocados em cada categoria, com R$ 2 mil para o primeiro lugar e troféus em formato de rabeca para o segundo e terceiro colocados, em uma referência ao mestre Salustiano e sua “rabeca encantada”, falecido em 2008, e homenageado com o nome do prêmio.

No caso do vencedor da categoria municipal (prefeitura de Garanhuns, com o projeto II Garanhuns Jazz Festival), o prêmio foi de R$ 5 mil. Já na categoria graduação, nos trabalhos de conclusão de curso, houve um empate na terceira colocação, sendo dois os contemplados:

Lígia Oliveira da Silva, com o trabalho “Planejamento e Gestão do Uso Turístico do Litoral Norte: Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá”, e Filipe Oscar Freitas de B. Correia com “Planejamento Urbano e Turismo, a Inseparabilidade dos Temas e um Olhar Turístico sobre o Bairro do Recife”.

O projeto recebeu 55 inscrições, 18 a mais do que no ano passado, com destaque para a categoria dos artigos científicos, com a maior quantidade de inscritos (12) e que teve como vencedor o trabalho “Circuito das Delícias de Pernambuco: A Gastronomia como potencial Produto Turístico”, publicado na Revista Turismo em Análise, em agosto de 2009, realizado por Isabella Maria Coelho Jarocki.

"É um prêmio muito importante que valoriza tanto os profissionais quanto os estudantes de Turismo. O Mestre Salustiano é um reconhecimento aos projetos e trabalhos executados e também um incentivo, para que as pessoas continuem produzindo", afirmou o secretário Paulo Câmara.

Abaixo, segue a lista com todos os premiados:

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – TEXTO JORNALÍSTICO

1º LUGAR:

Severino Francisco da Silva Filho – com o texto Arte na alma – publicado no Correio Braziliense, em 24/06/2009

2º LUGAR:

Amanda Tavares, Rafael Dantas, Cláudia Santos, Myllena Valença e Moema Luna – com textos da Série – Especial FENEART (1,2,3,4), publicados no Jornal do Commercio, em 30/06, 01/07, 02/07 e 03/07/09

3º LUGAR:

Simonne da Silva Lins – com o texto Turismo Rural – Lazer associado à tranquilidade e às belezas naturais do campo – publicado na Revista DFato, em setembro de 2009.

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – FOTO

1º LUGAR: Alexandre Severo – com a foto Pequeno Vaqueiro II, publicada no Jornal do Commercio, em 14/09/2009

2º LUGAR: Hans Von Manteuffel – com a foto Coroa do Avião a Sós, publicada no Jornal O Globo, em 15/01/2009

3º LUGAR: Hans Von Manteuffel – com a foto Praia dos Carneiros Aéreo, publicada no Jornal O Globo, em 05/03/2009

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – AUDIOVISUAL

1º LUGAR: Manuela Leimig, Luciana Cláudia, Verônica Rodrigues, Rodrigo Cruz e Henrique Ferreira – com o vídeo Carnaval do Interior de Pernambuco, veiculado no Programa Nordeste Mais, em 21/02/09.

2º LUGAR: Manuela Leimig, Luciana Cláudia, Verônica Rodrigues, Anderson Lira e Fred Cadena – com o vídeo Cimbres, veiculado no Programa Nordeste Mais, em 11/04/09.

3º LUGAR: Pablo Diego Esteves Mendes, Luciana de Lima Queiroz, Leonardo Cisneiros Nicéas A. Filho, Eduardo César da Silva Almeida, Elane Andreza da Silva, Cláudio Artur de Oliveira e Adilson Tavares de Lira - com o vídeo Vitalino – Terra, Água e Vida, veiculado na TV Jornal de Caruaru, no período de 11 a 15/05/09

CATEGORIA MUNICIPAL

1º LUGAR: PREFEITURA DE GARANHUNS - PREFEITO: LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA, COM O PROJETO II GARANHUNS JAZZ FESTIVAL, REALIZADO EM FEVEREIRO DE 2009.

2º LUGAR: Prefeitura do Recife - Prefeito: João da Costa Bezerra Filho, com o projeto Game Show, realizado em 22/05/2009.

3º LUGAR: Prefeitura de Olinda - Prefeito: Renildo Vasconcelos Calheiros, com o projeto Trem Dotto, realizado em novembro/2009.

CATEGORIA GRADUAÇÃO - TCC

1º LUGAR:

Alberto Penaforte Rufino da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “A Contribuição das Famílias Tradicionais à Gastronomia do Recife no Século XIX”, com orientação da Profª Orientadora: Ericka Maria da Rocha Calábria.

2º LUGAR:

Eloiza da Silva Bento, da Universidade Federal de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Possibilidades e Desafios para o Desenvolvimento do Ecoturismo no Parque dos Manguezais”, com orientação da Profª Vanice Santiago Fragoso Selva.

3º LUGAR: houve empate no 3º LUGAR

Lígia Oliveira da Silva - da Universidade Federal de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Planejamento e Gestão do Uso Turístico do Litoral Norte: Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá” - com orientação da Profª Vanice Santiago Fragoso Selva.

Filipe Oscar Freitas de B. Correia, da Faculdade Maurício De Nassau, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Planejamento Urbano e Turismo, a Inseparabilidade dos Temas e um Olhar Turístico sobre o Bairro do Recife”, com orientação da Profª Adriana Garcia.

CATEGORIA GRADUAÇÃO – ARTIGO CIENTÍFICO

1º LUGAR: Isabella Maria Coelho Jarocki - com o Artigo Científico “Circuito das Delícias de Pernambuco: A Gastronomia como potencial Produto Turístico”, publicado na Revista Turismo em Análise – Ano 2, em agosto de 2009.

2º LUGAR: Neide Kazue Shinohara – com o Artigo Científico “Resíduo de Óleo Vegetal Comestível como Fonte de Emprego e Renda”, publicado no 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, de 27 a 30/04/09.

3º LUGAR: Maria do Rosário de Fátima Padilha e Neide Kazue Shinohara – com o Artigo Científico “Formação da Brigada de Salão Visando a Promoção Social”, publicado no 4º Congresso Brasileiro de extensão Universitária (CBEU), de 27 a 30/04/09.

CATEGORIA FUTUROS PROFISSIONAIS - GASTRONOMIA

1º LUGAR:

Alinne Araújo Demétrio e Gerlane Dantas da Silva – com o projeto “Uma Análise Antropológica da Versatilidade do Coco na Culinária Pernambucana”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

2º LUGAR:

Vanessa Lima Silva Brito, Maria Gabriela Alegre e Manuela Carneiro – com o projeto “Feira Gastronômica de Pernambuco – FEGAPE”, da Faculdade Boa Viagem (FBV).

3º LUGAR:

Ana Lúcia Mendes da Silva e Maria de Fátima Mendes da Silva – com o projeto “Resgate da Doce História da Gastronomia de Pernambuco”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

CATEGORIA FUTUROS PROFISSIONAIS – MODA

1º LUGAR: Márcia Cristina de Moura Teixeira e Maiara Oliveira Miranda, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

2º LUGAR: Bruna Rezende Franco, Monique Costa Mota Pedrosa e Samantha Grasielle Camara Pimentel, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

3º LUGAR: Emmily Nascimento de Souza, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

PARABÉNS A GABRIELA VALENÇA E A TODA A EQUIPE DA SECRETÁRIA DE TURISMO DE GARANHUNS, POR ESTA VITÓRIA, ANO PASSADO FICARAM EM 3º LUGAR E AGORA CAMPEÕES.

E a Federal mostra a sua força, levou todos os prêmios das categorias de pesquisas. Uma pena! para mim...

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário