segunda-feira, 22 de março de 2010

SERRAS GAÚCHAS UM EXEMPLO A SEGUIR NO TURISMO

Iaê?! Blz?!

Num futuro, espero que bem próximo, quero me aventurar em uma aérea do turismo que nunca fui a da Gestão Pública. Confesso que sempre acompanhados projetos da Serra Gaúcha, especialmente da cidade de Gramado.

Gramado que fica no Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha precisamente na Região das Hortências, estando a uma altitude 830m. Sua população estimada é de 31.655 habitantes (CINCO VEZES MENOR DO QUE A DE GARANHUNS). Possui uma área de 237,019km². Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil. REPETINDO: É O 3º DESTINO TRUSÍTICO DO PAÍS.

Será que temos muito que aprender com eles?

A Serra Gaúcha e as cidades de seu entorno, como Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, recebem milhares de turistas todos os anos, seja no inverno, primavera, outono ou verão, atraídos pela combinação de ar puro com o clima frio das montanhas, belas paisagens e boa gastronomia.

Consolidada como um das regiões mais procuradas pelos turistas de todo o pais, a Serra Gaúcha é um dos destinos brasileiros mais completos, principalmente pela infraestrutura turística que oferece e pelo calendário de atrações e festividades que acontecem ao longo do ano e que agradam toda família. Além de festas tradicionais, o turista encontra uma infinidade de atrações permanentes, para todas as idades.

Um tour completo pela região é a proposta do roteiro “Serra Gaúcha”, que inclui passeios como “Raízes Coloniais” em Gramado, conhecendo alguns estabelecimentos que datam a época da colonização italiana e alemã, e à mais noa atração da cidade, o Museu de Cera Dreamland, o primeiro da América Latina com réplicas de personalidades do mundo todo.

É nesta época do ano, por exemplo, que as cidades da Serra Gaúcha organizam atividades relacionadas à vindima, a tradicional colheita da uva, que acontece nos meses de janeiro, fevereiro e março, período em que o turista pode conhecer vinícolas e, ainda, preparar o seu próprio vinho.

As cidades de Gramado e Canela também se preparam, agora em março, para a realização do maior festival em torno do chocolate, o Chocofest, que acontecerá de 5 de março a 4 de abril, com inúmeras atrações, como exposição de ovos de páscoa decorados, oficinas de gastronomia, exposição de vestuário confeccionado em chocolate e brincadeiras com as personagens Sra. Coelho e Sr. Coelho.

Passando a Páscoa, é hora de a Serra Gaúcha resgatar os hábitos de seus imigrantes alemães e italianos e mostrar, durante a Festa da Colônia – que este ano acontece entre 8 de abril e 2 de maio - suas características marcantes em gastronomia, cultura e dança típica. Aos visitantes, Gramado e Canela ainda propõem, durante a Festa da Colônia e a Páscoa, decorações urbanas especiais, que podem ser vistas nas avenidas principais e apreciadas nas vitrines do comércio regional.

Durante as temporadas de verão e inverno, os turistas que visitam Gramado também encontram, no Serrano Resort Convenções & Spa, um festival aberto ao público, o Serrano Music Fest, que a cada edição oferece programação intensa de shows e espetáculos, revivendo nos palcos grandes clássicos da música nacional e internacional. Aos hóspedes do Serrano Resort, a entrada é gratuita.

Nos circuitos pela Serra Gaúcha, Gramado é a porta de entrada e ponto de encontro de famílias, casais apaixonados e, também, de jovens, que encontram na cidade serrana uma série de bares e restaurantes badalados.

No outono e inverno, Gramado se destaca como atração à parte. Por ser uma região formada por altas serras e uma zona temperada, com temperaturas que oscilam entre 0º e -10º, a ocorrência de nevascas é muito comum, o que atrai ainda mais os olhares de turistas, que se concentram na rua coberta da cidade na expectativa de conhecer a neve de perto ou, então, curtir o friozinho nos cafés do centro.

Gramado é ponto turístico obrigatório para quem também curte o clima das montanhas e deseja, ainda, conhecer de perto os cânions da região ou o glamour do cinema, já que a cidade é palco do Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional evento do cinema latino-americano que ocorre em agosto.

Já em novembro, por exemplo, Gramado dá início, todos os anos, aos festejos do Natal Luz, o maior natal do Brasil, com espetáculos musicais que emocionam turistas de todas as idades, de norte a sul do País.

Colonizada por alemães e italianos, Gramado preserva o ar europeu em parte da arquitetura e na população. Há muitas opções de compras, principalmente de malhas e chocolates, e a cozinha local se destaca entre outras qualidades pelo café colonial, um desafio até para os apetites aguçados mais gulosos.

Para os que dispuserem de mais tempo, vale a pena conhecer outras cidades da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Toda essa região oferece uma paisagem diferente e muitas sensações garantidas pela gastronomia local, com churrasco, chimarrão e o circuito das vinícolas, que conta com cada vez mais adeptos.

Será que temos eventos com tanta força assim? Será que podemos ter alguns?

Comecei a ver uma história de que Garanhuns será a noava Las Vegas brasileira, cheia de Cassinos, estou terminando de estudar e formar minha opinião sobre isso. Em breve vou postar.

Um abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço. Até a próxima.

Com PERNAMBUCANIDADE

Chocofest tem desfile de roupas de chocolate no final de semana

O Senac-RS apresentou, durante a Chocofest, um desfile de roupas que levavam chocolate na sua confecção. A atração aconteceu no sábado (20/03) no Planeta Chocolate da Páscoa em Gramado.

Foram 13 looks desfilados por modelos femininos, masculinos e infantis. Um dos destaques foi o vestido de noiva, feito em tule coberto com chocolate. Nas mãos ela levava um buquê de rosas de chocolate com recheio de morango, que depois foi arremessado ao público.

O desfile de moda em chocolate ocorre ainda em mais duas oportunidades, nos dias 26 de março e 1° de abril, às 18h30, no Palco Espaçonave do Planeta Chocolate (Rua Coberta). Esse foi o primeiro desfile do gênero no Brasil e foi baseado nos que ocorrem em Nova York, Milão, Paris, Portugal e Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário