quarta-feira, 31 de março de 2010

Cruzeiros empregaram 4.000 brasileiros em 2009

Iaê?! Blz?!

PRIMEIRO MINHA HISTÓRIA: Sempre que vejo noticias de trabalho em cruzeiro me vem uma ... (não quero usar a palavra decepção, pois não é bem isso, pois foi uma escolha, me diz ae a palavra!) ..., pois passei três anos tentando arrumar uma vaga de recreador em cruzeiro e nada, quando finalmente consegui uma chance passei nas entrevistas, precisei escolher, pois estava morando junto com Marcella a pouco tempo e tinha 2 meses que havia começado o mestrado, optei pelos estudos e pela vida pessoal (não estou arrependido, que fique bem claro, por isso não coloquei a palavra decepção!). Então sei que está, provavelmente, será uma das poucas aéreas do turismo onde não tive a chance de atuar para poder falar na pratica como é.

Só através de estudos e da experiência como passageiro. Acho que vários fatores vem contribuindo para todo esse aumento da demanda e da oferta no nosso país, mas para mim também tem um lado ruim, eles só vem para nossa terra na alta estação, época dos nossos hotéis ganharem dinheiro. Hotéis esses que ficam o ano inteiro abertos, sofrendo a sazonalidade, mas isso é assunto para um outro post...

Texto do R7

Entre 2008 e o ano passado, 15 navios passaram pela costa brasileira

A temporada de 2008/09 de cruzeiros brasileiros gerou cerca de 4.000 empregos para brasileiros em 15 navios que passaram pelo litoral do país. Essa foi a primeira vez, desde de 2006, que as embarcações contrataram 25% de brasileiros. Segundo o auditor fiscal do trabalho Rinaldo Almeida, praticamente todos os brasileiros foram contratados de acordo com a legislação internacional.

A resolução permite tal contratação, desde que os brasileiros trabalhem também na temporada europeia. No entanto, os contratos internacionais oferecem aos empregados um conjunto de direitos muito inferiores à CLT. Além disso, nos casos em que os trabalhadores se sentem prejudicados é mais difícil recorrer à Justiça e, também, torna limitada a ação dos órgãos estatais brasileiros.

Na atual temporada, iniciada no fim do ano passado, 18 navios de cruzeiro que passaram pelo Brasil apresentaram a lista de seus tripulantes e comprovaram a presença de 25% de brasileiros – regra prevista em Resolução Normativa de 2006. Os dados sobre a temporada 2009/10 estão sendo compilados pela fiscalização.

Na temporada 2009/10 o número de navios aumentou e o tamanho das embarcações também, o que certamente gerou um número ainda maior de brasileiros contratados. Com isso, podemos concluir que consolidamos o processo estabelecido pela resolução. Trata-se de uma vitória do Estado brasileiro, uma vez que este setor em todo o mundo contrata tripulações internacionais, com limitada participação de trabalhadores brasileiros.

Desde setembro de 2006, uma resolução prevê que as embarcações de turismo estrangeiras deverão contar com, no mínimo, 25% de brasileiros trabalhando partir do 31º dia de operação em águas jurisdicionais brasileiras.

O descumprimento da resolução implica o cancelamento automático da autorização de trabalho anteriormente concedida ao marítimo estrangeiro da embarcação.

A resolução considera como temporada de cruzeiros marítimos o período compreendido entre 30 dias antes da partida da embarcação para o primeiro porto brasileiro até 30 dias depois da saída do último porto brasileiro.

Está incluso nesse período eventuais ausências das águas jurisdicionais brasileiras, que é a saída e o retorno da embarcação por período inferior a quinze dias consecutivos.

Fiscalização

A preocupação do Ministério do Trabalho em relação aos cruzeiros, no momento, é com as condições de trabalho a bordo das embarcações. Casos de exploração de brasileiros devem ser informadas aos ministérios do Trabalho, da Justiça e ao Ministério das Relações Exteriores.

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário