quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Festival de Cinema de Triunfo

Iaê?! Blz?!

Tá certo! O FIG é muito show, legal pra caramba, é o maior, segundo a Fundarpe é o principal ponto do Festival Pernambuco Nação Cultural, mas uma coisa tenho muito inveja do de Triunfo: Lá eles tem o Festival de Cinema, sendo mostra competitiva.

Alguém pode falar que aqui também e tal, mas espere! Aqui só passam um 8 filmes no total e só amostra, só exibição. Lá não, lá tem a competição, além de todo o Glamour de ser no Cine Tetro Guarany, alguém aqui conhece? È belíssimo!

Quem quiser pode dizer que é pequeno, que tem um apelo mais estadual e no máximo regional, mas a tendência é crescer. Quem sabe Garanhuns não consegue ter seu Festival de Cinema, pense como ia ser bom! Se no FIG vou todos os dias ao cinema, imagine no Festival de Triunfo, ou melhor, no de Garanhuns?

No total 47 curtas e longas-metragens foram selecionados para participar da 3ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, que acontece no mês de julho, no Cine-Teatro Guarany, na cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú. O Festival – realizado pela Fundarpe, com apoio da prefeitura local – recebeu 98 inscrições, das quais 47 foram selecionadas por uma comissão para participar das mostras competitivas e especial, nos formatos 35mm e Digital. Este ano, o evento distribuirá troféus e R$ 44 mil em prêmios.

Para a Mostra Especial, que tem como tema o Sertão, três produções serão exibidas. Os curtas-metragens pernambucanos Caretas, O Senhor das Ladeiras, de Marcos Carvalho; O Nordestino de todos os Séculos, de Élida Maria, Vanessa Virães e Vicente Landim; e o longa-metragem, também produzido no estado, Xaxado - A Dança de Cabra Macho, de Camilo Melo.

As outras 44 produções estão na disputa pela premiação das mostras competitivas, divididas nas categorias Curta-Metragem Nacional, Curta-Metragem Infanto-Juvenil, Curta-Metragem Pernambucano e Longa-Metragem Nacional.

Longa-Metragem Nacional, 5 filmes estão na disputa: Patativa do Assaré - Ave Poesia (CE), de Rosemberg Cariry; A Ilha da Morte (CE), de Wolney Oliveira; O Homem que Engarrafava Nuvens (CE, PE, RJ e Nova Iorque), de Lírio Ferreira; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (PE), Marcelo Gomes e Karim Ainouz; e Pacific (PE), de Marcelo Pedroso.

Curta-Metragem Infanto-Juvenil terá 6 trabalhos na competição: Reisado Miudim (CE), de Petrus Cariry; Eu Queria Ser Um Monstro (RJ), de Marcelo Marão; O coração às vezes pára de bater (RJ), de Maria Camargo; O Jumento Santo (PE), de Leonardo Domingues e William Paiva; Espetáculo - O Mágico e a Domadora (BA), de Rafael Jardim; Mocó Jack (GO), de Luiz Botosso e Thiago Veiga.

Curta-Metragem Pernambucano, 10 produções foram selecionadas: Retinianas, de Luis Henrique Leal; Não Me Deixe Em Casa, de Daniel Aragão; À Felicidade, de Carlos Nigro; Matriuska, de Pablo Pólo; Bode Movie, de Taciano Valério; Rosário do Sertão, de Márcia Mansur e Hanna Godoy; A Minha Alma é Irmã de Deus, de Luci Alcântara; Poesia em Alto Relevo, de Márcia Mansur; Do Morro?, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro; e Aqui Mora Uma Pessoa Feliz, de Jean Santos.

Curta-Metragem Nacional reúne 23 produções competidoras: Laurita (SP), de Roney Freitas; Pão Com Mortadela (SP), de Marcos Melo e Georgina Castro; Rec Pause (SP), de Bruno Carneiro; Teresa (SP), de Paula Szutan e Renata Terra; O Divino, De Repente (SP), de Fábio Yamaji; Bom dia, meu nome é Sheila ou Como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha (RJ), de Angelo Defanti; Lá Traz da Serra (PB), de Paulo Roberto; O Anão Que Virou Gigante (RJ), de Marcelo Marão; O Filme Mais Violento do Mundo (MG), de Gilberto Scarpa; Revertere Ad Locum Tuum (MG), de Armando Mendz; Quando a Chuva Chegar (PA), de Jorane Castro; Família Vidal (PB), de Diego Benevides; Bailão (SP), de Marcelo Caetano; Epox (PE), de Sérgio Oliveira; Faço de Mim o que Quero (PE), de Sérgio Oliveira e Petrônio Lorena; Borra de Café (PB), de Aluizio Guimarães; Tchau e Benção (PE), de Daniel Bandeira; Reminiscências (PR), de Aly Muritiba; Homem-Bomba (RJ), de Tarcísio Lara Puiati; Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (PE), de Camilo Cavalcante; Recife Frio (PE), de Kleber Mendonça Filho; Maresia (RS), de Christian Schneider e Natália Piva; Incenso (PE), de Marco Hanois (in memorian).

Até a Próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário