quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prazeres da Mesa Ao Vivo aporta hoje no Recife

Iaê?! Blz?!

Imagine poder acompanhar passo a passo a produção de pratos elaborados por grandes nomes da gastronomia pernambucana e nacional, saborear um jantar preparado por eles e ainda conhecer um pouco sobre a evolução da cozinha pernambucana ao longo dos anos. Andrea Kaufmann (do AK Delicatessen, em São Paulo; e do eñe, em São Paulo e Rio de Janeiro), Sérgio Torres (do eñe, São Paulo e do Dos Cielo, da Espanha), Flávio Myiamura (eñe São Paulo), Viko Tankoda (do buffetu Viko Gastronomia, em São Paulo), César Santos (Oficina do Sabor), André Saburó (Quina do Futuro) são alguns desses nomes que estarão participando da segunda edição do Prazeres da Mesa ao Vivo no Recife, que aporta na cidade hoje e amanhã. O evento é considerado uma espécie de reality show enogastronômico já que tudo acontece sob o olhar atento do público. Promovido pela revista Prazeres da Mesa, os participantes também irão acompanhar a cobertura dos jornalistas da publicação que irão cobrir o evento.

Aos chefs participantes foi dada a missão de preparar um menu com ingredientes tipicamente pernambucanos. Cada profissional irá adaptar os pratos que já costumam elaborar em seus restaurantes, com esse novo ingrediente. O desafio acabou propiciando a descoberta de novos sabores para eles. Um exemplo é o paulista Flávio Miyamura. Ele é um dos nomes à frente do restaurante de cozinha espanhol eñe, com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Prazeres da Mesa ao Vivo no Recife ele irá realizar uma palestra sobre “tapas na cozinha molecular – inovações trazidas da Espanha”.

Também será Miyamura quem irá preparar um dos jantares do evento. “Vou fazer um prato na linha do que eu faço no eñe. Um prato espanhol chamado txangurro, onde eu utilizo um caranguejo típico catalão, mas aí no Recife vou substituí-lo por um guaiamum. Já testei a receita com a guaiamum e o sabor ficou muito bom. O txangurro é uma tapa espanhola temperada feita com a carne de caranguejo (guaiamum), temperada com sal, limão e pimenta. Ela leva também pimentão de la Vera, que é um tipo muito utilizado na Espanha e que tem um sabor mais adocicado”, revelou Flávio Miyamura. De sobremesa, ele fará algo que deve encantar os participantes. Irá produzir ao vivo um sorvete de caju, utilizando nitrogênio líquido. Técnica muito utilizada na gastronomia molecular.

A programação conta ainda com aulas, degustações de vinhos do Vale do Rio São Francisco, o Concurso Talento ao Vivo, cujo vencedor virá para São Paulo disputar a final nacional, em outubro, durante a Semana Mesa SP. Os interessados em participar do evento, que acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau, nas Graças, podem se inscrever através do site http://aovivo.prazeresdamesa.com.br/recife

Surgimento

Realizado ano a ano na capital paulista, o Prazeres da Mesa ao Vivo foi criado em 2004 e se tornou, em pouco tempo, referência no Brasil e exterior. Nasceu a partir da concepção de uma revista de gastronomia não apenas como projeto gráfico e editorial, mas como veículo de promoção de ações associadas à cultura e à experiência gastronômica.

Por Késia Souza, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário