segunda-feira, 21 de março de 2011

Argentina é mercado prioritário para Embratur

            Iaê?! Blz?!
           
            Notícias do Blog Aquarela 2020.

Pensamento: È bom pensar e agir para trazer os Argentinos para o Brasil mesmo, só vemos brasileiros indo para lá e Argentino vem pouco e mesmo assim, quando vem é geralmente para o sul do país.

O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Mário Moysés, estará em Buenos Aires, Argentina, nos dias 17 e 18 de março, quinta e sexta-feira, para uma série de encontros com O Embaixador Enio Cordeiro e o Comitê Descubra Brasil. Ao longo dos dois dias, Moysés apresentará os planos de comunicação da Embratur com o objetivo de consolidar o país como principal destino turístico dos argentinos, além de buscar alternativas para aumentar o fluxo entre os dois países com vistas à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Ao longo da apresentação, o presidente da Embratur mostrará as diferentes estratégias que serão criadas para  a  diversificação da oferta de destinos turísticos do Brasil para o turismo internacional. “O perfil do mercado argentino é focado no segmento Sol e Praia. Queremos diversificar oferta. Vamos oferecer nossos destinos também ligados a Ecoturismo e Cultura. Assim, os argentinos terão novas opções de viagem”.
Nos últimos anos, o turismo internacional do Brasil chegou a atingir alguns níveis históricos, tanto na entrada de divisas, como em número de turistas. De 2003 a 2010, a entrada de divisas geradas por turistas mais que dobrou, com um aumento de 138,8%, atingindo a cifra recorde de US$ 5.9 bilhões.
O mercado argentino continua sendo o principal emissor de turistas para o Brasil, o que merece um olhar diferenciado por parte da Embratur. “O Brasil espera receber, apenas para a Copa de 2014, mais de 600 mil pessoas de todas as partes do globo. Acreditamos que boa parte destes turistas virá de países vizinhos como a Argentina”, conta Moysés.
A importância do mercado argentino pode ser medida pelos dados do IPK – International Travel Monitor –, que apontaram, em 2009, que os argentinos realizaram 5,2 milhões de viagens internacionais, sendo que 72% foram para a América do Sul. O Brasil respondeu por mais de 23,8% de todas as viagens internacionais dos argentinos, o que tornou o país o mais importante destino internacional para os argentinos.
Do total de turistas argentinos que ingressaram em 2009 no Brasil, 656.886 cruzaram a fronteira por via terrestre, 17,87% mais que no ano anterior. Aumento similar ocorreu nos desembarques por via aérea, sendo 502.487 turistas, representando 16,5% a mais que no ano anterior. Por outra parte, cabe salientar que os cruzeiros também tiveram um incremento considerável no ingresso de turistas argentinos no Brasil, pulando de 7.304 turistas em 2008, para 34.529 turistas em 2009, um incremento significativo de 372%.

As Ações de Marketing
Ao longo de 2011, a Embratur intensificará no mercado Argentino as ações da campanha Brasil te Llama. O plano de comunicação e mídia 2011 prevê diversos projetos que incluem algumas mídias tradicionais e outras mais ousadas, como anúncios em revistas do trade, outdoors, MUPIs (mobiliários urbanos), Digital Lights, peças em pontos de ônibus, tudo aliado a uma estratégia diferenciada de atuação nas mídias sociais.
A novidade para este ano será a instalação de diversos MUPIs TouchScreen nos principais shoppings de Buenos Aires (Alto Palermo, Patio Bullrich, Abasto, Alto Avellaneda, entre outros).  No projeto, que utiliza tecnologia Bluetooth, a população poderá, através de um menu interativo e touchscreen, conhecer e descobrir as  principais atrações turísticas de  cidades brasileiras para as quais já foi desenvolvida a aplicação Brasil Mobile.
Além das ações offline, a Embratur aposta na estratégia online para se aproximar ainda mais do consumidor final, entendendo de maneira mais clara suas expectativas e cometnários. “O mercado consumidor não é mais o mesmo. A internet, em especial as mídias sociais como facebook, twitter e youtube, influenciam cada vez mais os consumidores na hora de decidir por uma viagem, um roteiro, um destino turístico. Por esses motivos, a Embratur está investindo cada vez mais no mercado digital”, acredita Mário.

            Com PERNAMBUCANIDADE
Até a próxima
            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário