domingo, 27 de setembro de 2009

O Turismo

Iaê Pessoal?! Blz?

Rotinas estafantes, trabalho, preocupações... palavras que, imediatamente, fazem lembrar suas antíteses: descanso, paz e lazer. O trabalhador, no final do século XX, pensa, cada vez mais, no seu lazer, quando, então, poderá libertar-se do cansaço e repor suas energias para a volta ao seu dia-a-dia. Essa necessidade de momentos de sossego e divertimento pode ser saciada através de diversas formas, já que, são consideradas atividades de lazer, tanto a tranqüilidade de uma leitura, quanto a intensa movimentação de um jogo de futebol entre amigos.

Com a globalização e a modernidade, e os efeitos negativos que estas causam no homem atualmente, o lazer é necessário ao restabelecimento das boas condições de funcionamento do corpo humano das relações sociais, mas não o suficiente. O turismo, permitindo ao individuo que se distancie de seu meio e de seu cotidiano mais imediato, para manter contato com outras pessoas, de tradições, hábitos e costumes, valores e práticas diferenciadas, torna-se cada vez mais uma necessidade para o bem-estar humano.

Nessa perspectiva, a viagem turística tornou-se, na era moderna, uma realidade econômica, social, cultural e política incontestável. O aparecimento, no século XX, das inúmeras organizações de turismo decorrem do surgimento e prática das viagens em grande escala. As viagens turísticas feitas massivamente, são, por sua vez, uma conseqüência das necessidades geradas pela sociedade industrial. A viagem sempre fora uma constante na vida do homem.

O Turismo, em particular, vem ganhando espaço e permeando, cada vez mais, os desejos das pessoas. São expectativas criadas por indivíduos que não conseguem conviver com as contradições do mundo atual e desejam vivenciar momentos lúdicos e relaxantes em lugares distantes de sua monótona rotina.

A compreensão do fenômeno turístico atual deve necessariamente passar por uma análise sobre o significado das viagens para os homens no decorrer de sua história. Estas quase sempre foram movidas por interesses econômicos, políticos e militares.

Para entendermos o fenômeno do turismo, necessitamos apreender como esse conceito se forma na história da humanidade, pois só assim poderemos compreender sua constituição ontológica, Santos (2007) nos mostra que “o turismo aparece como resultado de um longo processo de sinalização que vai se efetivando durante o movimento da história; nasce como o trabalho, uma vez que produz seu contrário – o não trabalho – que vai apresentar várias significações, até sua forma mais acabada, o turismo”.

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço, com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário