Iaê?! Blz?!
Notícias do Marketing do turismo do Brasil, do Blog Aquarela 2020:
A partir deste final de semana, o vídeo promocional da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui” será exibido antes da animação “Rio”, da 20th Century Fox, em 250 salas de cinema em todo o mundo. A ação promocional, iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), visa divulgar os destinos brasileiros no exterior e deve atingir 1,25 milhão de pessoas por meio de 7.500 inserções. A veiculação do filme publicitário ocorrerá no Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal e Holanda.
A película a ser veiculada, intitulada “Sons do Brasil”, foi produzida pelo cineasta Fernando Meirelles. O lançamento oficial da produção ocorreu durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o vídeo foi divulgado em canais internacionais de televisão e na primeira página do YouTube. Foram cerca de dez semanas de veiculação, com cobertura em mais de 100 países e alcance de 400 milhões de pessoas. A divulgação abrangeu as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, da África e Ásia.
Para o presidente da Embratur, Mário Moysés, a veiculação do vídeo publicitário antes da animação “Rio” é estratégica. “É muito importante aproveitar essa visibilidade para divulgar nossa diversidade. Além da cidade maravilhosa, que todos devem visitar, temos belezas naturais, praia e sol, e destinos para quem busca cultura, esporte, ecoturismo, turismo de aventura e de negócios.” Ele ressalta ainda que ampliar as opções turísticas pode influenciar no aumento da estadia do visitante, fator que tem impacto direto nos gastos e na geração de renda.
A Campanha “O Brasil te Chama”
O vídeo “Sons do Brasil” faz parte da nova campanha publicitária de promoção turística internacional, intitulada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”. Composta por filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais que convidam o mundo a visitar o país, a campanha aproveita a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais.
O trabalho também envolve publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos de operadores turísticos de todo o mundo. Além disso, inclui inúmeras outras iniciativas, tais como ações de relações públicas com a imprensa internacional, internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Pensamento: O Cinema é, definitivamente, a ferramenta mais eficaz, fácil, abrangente e barata, comparada ao custo-benefício que traz, para a divulgação de um destino turístico. Uma coisa que o Brasil nunca soube explorar, basta lembrar de Carandiru, Cidade de Deus, Central do Brasil, Anaconda, Turistas, entre outros que não vendiam uma boa imagem do Brasil. Ainda não assisti a animação RIO, mas acho que esta sim, apesar de ser um desenho, vai vender e muito o nosso destino. E esta campanha da EMBRATUR com este vídeo antes do filme, em todas as salas do mundo, grande sacada. Só nos resta continuar medindo o aumento do fluxo turístico internacional.
Com PERNAMBUCANIDADE
Até a próxima!
Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaços
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