sábado, 21 de novembro de 2009

Indicação de Vinho!

Iaê?! Pessoal Blz?!

Mais uma especial para meu amigo Cícero do Blog Dicas do Cícero. Como vocês sabem estou aprendendo sobre vinhos, estudando e degustando. E como estou metido a entendido, vou fazer a indicação do vinho que provei hoje a tarde. Indicação de um bom vinho e com bom preço. Para tomar em família, num sábado a tarde, é o ideal.

Descrição do produto no site da vinícola: Saint Germain Cabernet Suave é agradável na boca, macio, fácil de combinar com diferentes pratos a base de carne vermelha, aves e massas com molhos mais encorpados e vários tipos de queijos.

Vinho tinto suave, produzido na Serra Gaúcha, na vinícola Aurira, Em Bento Gonçalves - RS. Com as uvas Cabernet Franc. Graduação alcoólica de 11% Vol. Baixa acidez. Possui um paladar macio e intenso sabor.

Feitos com a uva Cabernet Franc que é originaria de cultivo Frances da região de Bordeaux, e adapta-se muito bem às condições da Serra Gaúcha, é medianamente vigorosa e bastante produtiva, proporcionando colheita de uvas de boa qualidade, atingindo facilmente 18º Brix a 20º Brix, em vinhedos bem conduzidos. Origina vinho com tipicidade, apropriado para ser consumido ainda jovem.

Em anos menos chuvosos durante o período de maturação, o vinho é mais encorpado e tem coloração mais intensa, apresentando considerável evolução qualitativa com alguns anos de envelhecimento. Na região do Vale do Loire, na França, é utilizada para a elaboração de vinhos rosados de alta qualidade. (Fonte: Embrapa Uva e Vinho)

O Cabernet Franc é uma variedade de uva tinta da família dos cabernets, do qual é proveniente.

Ocupa aproximadamente 157.000 hectares de plantação no mundo todo, destes os quais, 211,13 ficam na França. O Cabernet Franc é mais leve que o Cabernet Sauvignon, possui taninos honestos ou sinceros conferindo firmeza e um corpo violão ao vinho, cor profunda e aromas de frutas tropicais e especiarias, com nuances que lembram fruta-do-conde, pitaia vietinamita e graviola filé. É bastante utilizada para complementar outras uvas em cortes como Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Sangiovese e Ugni Blanc, também participando do corte clássico do Champagne ao lado de Pinot NoirChardonnay.

Um vinho que apesar de suave, não tem um gosto muito doce, se assemelha com um demi seco, por ser mais encorpado e um sabor mais forte consumido jovem, sente-se melhor seu sabor e aromas. Apesar de poucas, mas é um vinho que tem lágrimas e combina muito bem com diversos tira gostos e até mesmo com almoço. Hoje foi com um queijo parmesão, kani e tomate seco e terminei a garrafa almoçando a lasanha da minha mãe. Acompanhou muito bem a tudo.

Melhor ainda seu preço. Compei por R$ 15,90. Valeu a pena.

Um Brinde a Minha sobrinha Manuela. Afinal a culpa de tomar esse vinho foi dela!

APROVADO! RECOMENDO!

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

2 comentários:

  1. Não seu conhecedor de vinho, mas acabei de abrir uma garrafa desse vinho e joguei forra, pois tava com cheiro de uva estragada, é esse mesmo o cheiro dele?

    ResponderExcluir
  2. o cheiro de uva estragada, pode ser por o vinho ser velho ou por não está completamente vedado e com isso o vinho oxidou, ou no mais popular avinagrou. abraços

    ResponderExcluir