quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O CINEMA E O NATAL

Iaê!? Blz?!

A globo ontem já começou a temporada de filmes de Natal, e ainde nem é Dezembro! Não está muito cedo não? Enfim. Vale a pena um texto sobre o Cinema e o Natal.

Lembra da propaganda de Natal que passava na TV no início dos anos 90, com um coral cantando uma música bonitinha e os meninos se olhando como se faltasse alguém; paralelamente, havia outro menino correndo de bicicleta pra dar tempo e no final ele chegava, enquanto os outros entoavam “Bom natal, um feliz natal, muito amor e paz pra você” e cantava: “Pra você...”. Era lindo e sempre que eu me lembro dos natais da minha infância, me recordo dessa vinheta.

Bons filmes de natal são assim: leves, simples (bobinhos, às vezes), mas marcantes. A forma consagrada pelo cinema norte-americano é um clichê de cenas edificantes, criancinhas sofridas em busca do natal feliz, incentivo ao consumismo, afirmação de valores familiares.

Você se lembra de quê, quando ouve falar em filmes de Natal? Esqueceram de Mim? A Felicidade Não Se Compra? Milagre na Rua 34? A indústria do entretenimento se alimenta, também, de datas comemorativas, como parte da idéia de “criar” o que se deve consumir. Disso ninguém duvida. E a regra se confirma no Natal: estréiam nos cinemas histórias com renas e fábricas de brinquedos, a televisão multiplica filmes com fábulas e contos sobre Papai Noel.

Saindo dos livros e da publicidade, a história do Papai Noel foi invadindo a telona. O cinema logo percebeu que o tema daria ótimos roteiros. O primeiro filme a mostrar o Papai Noel é uma produção de 1899, dirigida por George Albert Smith, chamada Santa Claus. Depois, vieram mais três clássicos do gênero: De Ilusão Também se Vive (Milagre na Rua 34, de 1947); a comédia Natal Branco, de 1954, com Bing Crosby e Danny Kaye. E o musical O Homem Vestido de Papai Noel, de 1979, com Fred Astaire.

Um dos filmes mais marcantes, feito para a televisão, é Jesus de Nazaré (1977), dirigido pelo mestre Franco Zefirelli, com um elenco de estrelas como Robert Powell, Anthony Quinn, Christopher Plummer e Claudia Cardinale. No cinema, um dos clássicos é Rei dos Reis (1961), do diretor, ator e roteirista Nicholas Ray.

Mas lembrei-me de que, quando se fala em filmes de Natal, costumo me remeter às obras que a tevê transmitia nos fins-de-ano quando eu era criança, como aqueles clássicos que duram longas horas. Filme de Natal, pra mim, é …E o Vento Levou, O Mágico de O,. Ou Ben-Hur. Eu dormia e acordava algumas vezes e lá estava a Scarlett O’Hara sofrendo, fazendo vestido da cortina, amaldiçoando Rhett Butler. Não necessariamente nessa ordem. O filme era muito longo e cansativo para o meu ânimo de seis anos de idade. Mas, no fundo, eu gostava daquela história de estar de férias e poder ficar até tarde “vendo” filmes raros de se ver na televisão.

Filmes de natal nem sempre são bons. Até Schwarzenegger já se aventurou na área e não tem lembranças boas de “Um herói de brinquedo”, fracasso em todos os sentidos. No Brasil, ainda somos fracos no campo já que, em um país prioritariamente católico, natal é tempo de ir à Igreja e não ao cinema. Fim de ano pra nós significa filme da Xuxa ou do Didi – não necessariamente ligado à época – ou, no máximo, Padre Marcelo Rossi contando a história do menino de Belém.

Hoje em dia, com a profusão de canais por assinatura, parece que as emissoras abertas esqueceram de nós no fim-de-ano. O elenco de bons filmes foi abolido. É por isso que resolvi trazer algumas sugestões para que o Natal de quem gosta de filmes não seja tão chato. Nada melhor do que assistir aos filmes que marcaram época, confortavelmente no sofá e com uma tigela de pipoca nas mãos!

Alguns filmes que tem como base o Natal e/ou que se passam nessa época:

1) A Felicidade Não Se Compra; 2) Agora Seremos Felizes; 3) Chama-me Pai Natal; 4) De Ilusão Também se Vive; 5) Duro de Matar; 6) Esqueceram de Mim; 7) Esquecerem de Mim; 8) Férias frustradas de Natal; 9) Gremlins; 10) Jogo Duro; 11) Meu Papai é Noel 2; 12) Meu Papai é Noel; 13) Milagre na Rua 34; 14) Natal Branco; 15) Natal em Connecticut; 16) O Céu Mandou Alguém; 17) O estranho mundo de Jack; 18) O Expresso Polar; 19) O Grinch; 20) O Homem Vestido de Papai Noel; 21) O Maior Presente de Natal; 22) O Mundo Encantado dos Brinquedos; 23) O Natal do Mickey Mouse; 24) O Príncipe Quebra-Nozes; 25) Os fantasmas contra-atacam; 26) Os Fantasmas Contra-Atacam; 27) Papai Noel às avessas; 28) Rudolph - A Lenda da Rena do Nariz Vermelho; 29) Santa Claus - A Lenda do Papai Noel; 30) Sobrevivendo ao natal; 31) Um Anjo Trapalhão; 32) Um Conto de Natal; 33) Um Herói de Brinquedo; 34) Um Homem de Família; 35) Um natal muito, muito louco.

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço.

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário