quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tráfego aéreo global cresce 9,2%, diz Iata

Iaê?! Blz?!

Os negócios da aviação continuam se recuperando fortemente, embora comece a entrar em uma fase de crescimento mais lenta, anunciou a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) na última quarta-feira, ao divulgar as estatísticas internacionais relativas ao tráfego aéreo.

O tráfego aéreo global cresceu 9,2% em julho de 2010, situando-se 3% acima dos valores registrados antes da crise, no início de 2008.

De acordo com a associação, que integra 230 companhias aéreas – o que corresponde a cerca de 93% do tráfego aéreo global -, “é óbvio que a recuperação do setor entrou em uma fase mais lenta”

Na segunda metade de 2009 a procura crescia a uma taxa anual de 12%, enquanto desde o início do ano esse indicador baixou para os 8%. No entanto, o valor se mantém superior à tendência de crescimento normalmente registrada na indústria, que ronda os 6%

O crescimento em comparações anuais ser menor em julho do que o verificado nos doze meses terminados em junho deve-se ao fato de o setor ter começado a demonstrar sinais de recuperação no sétimo mês de 2009.

As companhias da região do Oriente Médio foram as que demonstraram um maior crescimento do tráfego aéreo, ao registrar um incremento de 16,8% na procura. Foi também nesta região que se verificou o maior aumento da capacidade durante o mês de julho, 12,8%. O load factor destas transportadoras situou-se nos 81%.

A América Latina registrou um aumento de 14,2% na procura e de 9% na capacidade, o que resultou numa taxa de ocupação de 79,9% no mês de julho.

As transportadoras africanas ocupam a terceira posição em termos de crescimento de tráfego no último mês, com um aumento de 13%. A capacidade na região foi aumentada em 10,4%, com as companhias da região obtendo o menor load factor, 71,7%.

Também a região Ásia-Pacífico registrou um crescimento de dois dígitos, com a procura subindo 10,9%. A capacidade foi aumentada em apenas 5,1%, o que permitiu às companhias subir o seu load factor para os 80,8%.

A América do Norte viu o tráfego aéreo aumentar 7,9% e a capacidade 5,8%. Embora a procura não tenha registrado um aumento exponencial, o load factor da região é o mais elevado – 87,2%.

Em último lugar, com o pior desempenho, encontra-se a Europa, que registrou um aumento de apenas 6,2% no tráfego, enquanto aumentou a capacidade em 4,6%, atingindo a segunda taxa de ocupação mais alta, 84,5%

No acumulado dos últimos sete meses, o maior crescimento de tráfego aéreo foi registrado no Oriente Médio, com um incremento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2009. Um valor muito acima do verificado nas restantes regiões.

Na África o tráfego aumento 13,1%, na América Latina 10,9% na região Ásia-Pacífico 10,6%.

A América do Norte e a Europa são as regiões com o menor crescimento nos últimos sete meses, 6,3% e 3,6%, respectivamente.

O tráfego aéreo global cresceu 8,2% entre janeiro e julho de 2010, a capacidade cresceu apenas 2,5% e o load factor da indústria cifrou-se nos 78%.

Do site Jornal do Turismo

Pensamento: Crescimento no mundo todo e o Brasil querendo trazer de volta o caos aéreo com a GOL (que hoje é a maior do Brasil) que alega ser uma troca de horário da escala e os funcionários ameaçando fazer greve e para completar ainda teve aquele acidente do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro e sabe o que mais me chamou atenção naquele acidente?

Depois que descobriram que o jatinho iria (pois é, ela não estava nele, apenas o mesmo estava reservado para ela viajar mais tarde) ninguém mais falou da pista, se foi erro mecânico ou do piloto ou foram investigar a causa do acidente, ficaram todos preocupados com a saúde da Xuxa, pois ela quase morreu (juro que vi manchete dessa!) dá para acreditar? Brasileiro tem cada uma.

Até a próxima. Um abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Um comentário:

  1. Grande Gustavo como andam as coisas por ai? Vi agora via twitter de evelyne que voce vai ser papai! que boa noticia cara. Manda um beijao ai pra minha prima e quando voces vierem por aqui em joao pessoa nao esquece de avisar pra eu dar os parabens pessoalmente ok? Abraçao e to adicionando a minha lista de amigos no blog tb! abraçao!

    www.halyssonbritto.com

    ResponderExcluir