quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Altas taxas podem limitar crescimento do setor de cruzeiros no Brasil

Iaê?! Blz?!

Notícias do "mundo dos cruzeiros" do site Jornal do Turismo

O estudo da Abremar sobre o mercado de cruzeiros marítimos no Brasil destaca o alto custo das taxas operacionais do setor, que "pode ser definitivamente um entrave para futuras decisões de itinerários que contemplem os portos brasileiros", segundo a entidade.

De acordo com avaliação da Abremar, as bases de cálculo inicialmente formuladas para os navios de carga foi adaptada aos navios de cruzeiros após um acelerado crescimento do setor na última década. "Em algumas ocasiões, tal adaptação foi feita com métricas que não condizem com as utilizadas para a elaboração das mesmas tarifas em outros países", avalia a Abremar.

Segundo o levantamento, as taxas de embarque e desembarque por passageiro cobradas no porto de Santos, por exemplo, são 398% maiores que as cobradas em destinos turísticos muito mais consolidados nesse segmento como, Civitavecchia, na Itália; e para os demais portos, respectivamente. Já as taxas por passageiro em trânsito cobradas no porto do Rio de Janeiro são 188% maiores do que as cobradas em Bari, na Itália.

A Abremar conclui que o estudo possibilitou a exposição dos altos custos operacionais da atividade que se originam, muitas vezes, a partir de regulamentações ou práticas que não estão alinhadas ou mesmo respeitem as características e idiossincrasias presentes no setor de cruzeiros marítimos no mundo. "Afora as questões relativas às elevadas taxas portuárias, que destacam o Brasil como um dos destinos com maior custo operacional", finaliza.

PENSAMENTO: Ah! nem quero mais falar de impostos atrapalhando o desenvolvimento do Brasil como um todo e claro que turismo também. Acho que todo mundo concorda que não vale a pena falar mais disso.

Até a próxima. Com PERNAMBUCANIDADE

Abraaaaaaaaaaaaaaaaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário