terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CALOR – Meu estágio na cozinha de um restaurante

Iaê?! Blz?!

Tá, copiei mesmo o nome do livro do Bill Buford, isso porque gosto muito desse livro (to lendo pela 3ª vez) e porque foi ele quem me inspirou a trocar minha férias (diga-se de passagem a primeira que tenho na vida) por um estágio na cozinha de um conhecido restaurante aqui em Recife.

Passei 15 dias das minhas férias, fazendo isso: E as sensações foram todas possíveis: a primeira delas, foi próximo a hora de sair de casa que me deu uma vontade de desistir, um medo de não conseguir fazer nada, de estragar as coisas, de fazer tudo errado, mas fui.

Chegando lá, a primeira pessoa que fui apresentado, foi um rapaz que entrou no restaurante como lavador de pratos e hoje é assistente do chef na preparação dos pratos principais de um dos turnos (infelizmente não deu tempo e nem memória para decorar o nome dele).

Quando cheguei na cozinha, tava tudo muito tranqüilo e a maioria do pessoal sentado, todos trabalhando na preparação para os pratos, fui apresentando ao pessoal e fiquei ocioso por um tempo, algo que durou uns 30 segundos.

Minha primeira missão foi desfiar um panelão de charque. Olhei para toda aquela quantidade e logo pensei que ia passar todo meu primeiro dia, só fazendo aquilo, depois de uns 15 minutos eu quase n tinha desfiado muita coisa, mas comecei a pensar que tava pegando o jeito. O rapaz que me deu a tarefa senta do meu lado e mostra como realmente faz, “terminamos” num piscar de olhos.

Ao longo dos dias, limpei, cortei, descasquei, separei e porcionei varias coisas e fiquei tranqüilo para fazer isso, não tinha como errar essas porções, era só contar ou pesar.

Detalhe que sempre chegava na hora de fazer esses preparos e todos os dias as missões que me eram dada, quando via o tamanho do trabalho inicial, pensava sempre que a única coisa que ia fazer naquele dia, seria aquela primeira missão, sempre errado, ainda bem. Conseguia terminar tudo a tempo, para começar um outro serviço.

Foram 15 dias ótimos e gostei muito da experiência e pretendo repetir, dessa vez em um restaurante de Garanhuns, pelo menos mais uns 15 dias.

No final desses 15 dias aprendi:

1 – a realmente usar facas (no final da 1ª semana eu estava com 7 cortes na mão e/ou nos dedos, todos leves, nada serio demais.)

2 – Óleo quente, comida que acabou se sair do fogo, panelas e chapas no fogo, queimas (sei que parece idiota, mas é difícil de explicar)

3 – eu realmente gosto de cozinhar, mas o preparo a separação do Mise in place, é um saco, cortar, dividir, limpar, porcionar...

4 – Eu sempre estive certo em usar mostarda como tempero, antes de cozinhar alguns alimentos

5 – Eu estava assistindo muito Kitchen Nightmare e Hell´s Kitchen com Chef Gordon Ramsey

Com PERNAMBUCANIDADE

Até a próxima. Abraaaaaaaaaaaaaaaaaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário