sábado, 7 de maio de 2011

É hora de desenvolver o lado social da gastronomia na América Latina


Iaê?! Blz?!



O chef catalão Ferran Adrià, considerado um dos mais influentes da década, disse nesta quarta-feira que existe "uma oportunidade histórica" de que o valor social da gastronomia na América Latina seja tratado de igual pra igual.
"Minha relação com a região será ainda mais forte no futuro", disse a estrela do restaurante El Bulli durante a abertura da "InnovaLatino: Impulsionando a Inovação na América Latina", organizada pela Fundação Telefónica, em Madri.
Adrià adiantou seu desejo de que futuros "craques" da gastronomia latino-americana e chinesa sejam formados na fundação que levará o nome de seu restaurante, a partir de 2014, e que ganhem destaque por seu talento e capacidade de criação.
"O pior para a inovação é ser previsível. É preciso mudar o chip, não é só um trabalho mecânico, mas uma forma de entender a vida", disse o chef, acrescentando que "sempre apostou na América Latina, por considerar que a mesma possui identidade própria, o que é fundamental no mundo gastronômico".
Para Adrià, na arte da cozinha a importância econômica e o peso no turismo se somam aos valores como o risco, a paixão e o trabalho em equipe, que são de extrema importância.
O cozinheiro destacou ainda a inclusão de latino-americanos no ranking de restaurantes elaborado pela revista britânica "Restaurant", o S.Pellegrino World''s 50 Best Restaurants, que traz o paulistano D.O.M., comandado por Alex Atala, na 7ª colocação, e o peruano Astrid & Gastón, por Gastón Acurio, na 42ª.
Adrià fez referência ainda ao trabalho desenvolvido por Acurio, "que revolucionou a cozinha peruana", levando 50 mil jovens a estudarem gastronomia no país.

            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário