sábado, 7 de maio de 2011

Turismo Sustentável: Práticas para um Mundo Melhor

Iaê?! Blz?!
 


Prática cada vez mais adotada no Brasil e no mundo, o turismo sustentável é uma maneira de promover pontos turísticos sem que a infraestrutura criada para receber os visitantes impacte de forma negativa naquele local (por exemplo, não poluindo ou destruindo a natureza e os recursos naturais originais), conciliando as atividade e as expansões turísticas com medidas pela preservação do meio ambiente.
Para que a educação ambiental do turista se torne efetiva e eficiente, é necessário que sejam estruturados e praticados mecanismos que possam atender a economia, a sociedade e o ambiente em questão sem que se desprezem a diversidade biológica e a cultura regional típicas daquele lugar.
Já o turista sustentável é aquele cidadão que respeita o local que visita, colaborando para que se mantenha economicamente ativo sem degradar os recursos naturais existentes. Para ser um turista sustentável, o primeiro passo é checar, antes de marcar a viagem, se o destino a ser conhecido toma os devidos cuidados para que o ambiente e a população não sofram danos e prejuízos com o turismo. Ou seja, buscar hotéis que sejam ecologicamente corretos, não sujar ou destruir os locais visitados, entre outras iniciativas.
Muitos costumam confundir turismo sustentável com ecoturismo, que é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e a população nativa. O ecoturismo colabora para que esses ecossistemas sigam sendo constantemente visitados, mas nem sempre possui as contrapartidas necessárias para preservar o meio ambiente e, muitas vezes, é pensado apenas para que se obtenha lucro.
Tanto o turismo sustentável como o ecoturismo são modos de proteger a vida mantendo a economia ativa, unindo responsabilidade ao desenvolvimento, o verdadeiro caminho para o tão almejado desenvolvimento sustentável do planeta. No Brasil, especialistas, empresários, lideranças políticas e autoridades ambientais vêm discutindo soluções para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, sempre incentivando o turismo nacional.

Pensamento bem: Isso na teoria é mito lindo, na prática ainda está engatinhando.

            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário