quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto Cultural e Gastronômico da Massagueira

            Iaê?! Blz?!




Mais de 1 milhão de reais em investimentos. É exatamente esse valor que o Ministério do Turismo (Mtur) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (InCEP) querem investir na Massagueira. O objetivo é fortalecer o povoado como um Pólo Cultural e Gastronômico para fomentar o turismo de Alagoas. O lançamento do projeto acontece, hoje, às 19h, na Pizzaria Templo Di Ádamo, localizada no povoado.
O objetivo do Projeto é estruturar, fortalecer e promover a região turística, estimulando o associativismo, qualificando a oferta e apoiando na divulgação do Pólo. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão: capacitações, workshops e consultorias.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, a Região Lagoas e Mares do Sul se fortalecerá com essa ação de incremento ao setor. “Nenhum dos participantes locais precisam entrar com contrapartida, por isso, nos resta trabalhar com foco e aproveitar a oportunidade que recebemos para desenvolver a região, que já atrai diversos turistas”, explica.
São parceiros na realização dessa atividade: Setur-AL, Secretaria de Estado da Cultura, Sebrae, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas (Assert Sul), Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro, Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Maceió Convention e Bureau e o InCEP.





Projeto - A Massagueira é segunda região a receber o projeto, o povoado ganhou de Búzios e Cuiabá que estavam na concorrência para participar. O projeto foi criado em 2009 e a primeira região a receber foi Brasília, com a Vila Planalto, considerado um case de sucesso.
Com meta para atingir 20 restaurantes e 30 artistas locais, o projeto realiza diversas etapas para implantação.  


            Para quem não conhece Massangueira, segue algumas informações que sai colhendo na NET:




O povoado de Massagueira, distante 15 quilômetros de Maceió, é um dos lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.
Hoje, a pequena vila é habitada, sobretudo,por pescadores que tiram, diariamente, o sustendo das águas da Lagoa Manguaba.São caranguejos, siris, massunins, camarões, sururus e peixes que vendidos aos restaurantes estabelecidos na localidade, transformam-se nos mais apetitosos pratos.



E, para além das iguarias servidas nos restaurantes, são facilmente encontrados em Massagueira saborosos doces e bolos feitos à base de frutas regionais. Exemplos de encher a boca d’água são as cocadas, os suspiros, os bolos de mandioca e broas de coco. Estas guloseimas estão expostas na estrada de acesso ao povoado e fazem companhia a outras barracas que vendem frutas frescas, de encher os olhos e alimentar o desejo de saboreá-los.
Massagueira é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso às margens da lagoa Manguaba. Um lugar onde a tradição da cozinha alagoana encontra-se com a beleza natural da região. Um povoado tranqüilo, onde o meio ambiente é preservado. O visitante pode ainda desfrutar de bons momentos na Praia do Saco, uma reserva ecológica que forma uma piscina natural, própria para o banho e para o mergulho.
Para maiores informações: Turismo Maceió



            Pensamento: Olha ai uma ótima iniciativa e pertinho aqui de Garanhuns para que possamos ir lá aprender e copiar (copiar é feio né? Negócio é Benchmarketing!) para quem sabe Garanhuns aproveitar este momento de crescimento dos empreendimentos gastronômicos em Garanhuns e tornar Garanhuns um pólo gastronômico do NE.

Até a Próxima
           
Abraaaaaaaaaaaaaaaaço
           
Com PERNAMBUCANIDADE

Um comentário:

  1. Realmente Massagueira é, sim, um paraíso natural de belezas inigualáveis e sabores inesquisíveis ainda contamos em nosso municipio uma das mais belas Praias do País, a Praia do Fancês e outras localidades belissimas, temos o proclamador da
    república, o primeiro presidente do Brasil,fomos a primeira Capital do Estado, o o maior museu de arte sacra, os casario no estilo barroco e o maior pólo d pvc da amreica latina, os bons ventos sopram ao nosso favor, temos muito que aprender, mas podemos também ser exemplo de sucesso,venha visite-nos, aguardamos de braço abertos, venham nos conhecer melhor.
    Eberaldo Massagueira
    Sabado,14/05/2011

    ResponderExcluir