sábado, 7 de maio de 2011

Projeto irá transformar Marechal em Polo Gastronômico e Cultural

Essa semana falei do projeto para transformar Massagueira em Pólo Gastronômico e Cultural, acabei vendo o texto que explica mais detalhadamente, e reproduzo aqui o Texto do Alagoas 24 horas 

Cidade histórica, com cultura e gastronomia ricas, Marechal Deodoro agora conta com um projeto para estruturar, fortalecer e consolidar o local como um Polo do Turismo em Alagoas. Realizado pelo Ministério do Turismo e executado pelo Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (Incep), o projeto “Marechal Deodoro – Gastronomia e Cultura”, lançado terça-feira (3), pretende criar uma identidade para o município, em especial para a Massagueira, valorizando o seu potencial turístico.
Dentre os principais objetivos do projeto estão a dinamização da oferta de produtos e serviços, o fortalecimento da rede de gastronomia e cultura, a qualificação da mão de obra e o estímulo ao associativismo. Vinte bares e restaurantes da região devem aderir ao projeto, que será implantado no período de um ano e irá preparar os empresários locais para receber o contingente de turistas que visitará o Estado em razão da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Girão, a primeira experiência foi feita na Vila Planalto, em Brasília, e, devido ao sucesso alcançado, o projeto foi trazido para o Estado. “O ministério reconheceu o potencial da Massagueira e resolveu investir no desenvolvimento do povoado. A ideia é mobilizar as lideranças locais sobre a importância das ações que serão realizadas, já que elas irão proporcionar, sobretudo, aumento na renda dos empresários”, destacou a representante do Incep.
O projeto é dividido em quatro etapas. Na primeira, foram feitos estudos e pesquisas que culminaram no diagnóstico da situação atual sobre produção, perfil de clientes e identificação dos elementos culturais. O segundo passo é qualificar os atores da gastronomia, criar uma identidade visual para cada empresa e realizar consultorias que vão desde a decoração dos empreendimentos às boas práticas de manipulação de alimentos, à redução de desperdícios e à inovação do cardápio.
A terceira etapa consiste na qualificação dos atores culturais, artistas e artesãos, para a inserção nos empreendimentos gastronômicos. Por fim, serão realizadas ações de promoção e apoio à comercialização, como a criação de uma marca oficial, para a caracterização de Marechal Deodoro, de um Guia Gastronômico e Cultural e de um website do polo.
“O diferencial do projeto está na formação de um grupo na região. Nós coordenamos as mudanças, damos a partida, mas são os próprios empresários que vão gerir tudo depois, a fim de que a identidade deles seja mantida quando acabarmos nosso trabalho inicial. A Massagueira foi o destino escolhido por suas características diferenciadas, como local autêntico, riqueza histórica, diversidade gastronômica em frutos do mar, etc. O desafio, agora, é fazer com que as lideranças locais percebam a importância do projeto e trabalhem junto conosco”, acredita Mábel De Bonis, presidente do Incep.
Alguns empresários locais já perceberam a grandeza do projeto que será realizado. É o caso de Maria Célia dos Santos, artesã de filé da Massagueira. “Nós estamos muito felizes com a realização desse projeto aqui. Nós precisamos que nosso produto seja valorizado, porque qualidade ele já tem. Agora, os turistas vão poder conhecer melhor nossa cultura como um todo”, afirmou a artesã.
“O Governo do Estado percebeu essa oportunidade e foi muito feliz em captar esse projeto para cá. Fazia tempo que o município precisava de ações estruturadas. Agora, esses empresários vão passar por um processo de mudança na gestão e organização dos seus negócios, e o Sebrae Alagoas tem ações decorrentes ou complementares que vão poder auxiliar os empresários locais”, complementou Renata Fonseca, diretora técnica do Sebrae Alagoas.
O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Turismo (Setur), da Prefeitura de Marechal Deodoro e do Sebrae Alagoas.


            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário