segunda-feira, 11 de julho de 2011

Amsterdã vai mesmo acabar com o "turismo da maconha"?

Iaê?! Blz?!



Na contramão do clima no Brasil, onde a discussão sobre a descriminalização da maconha ganhou intensidade nos últimos meses, com a convocação de marchas e declarações de personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a Holanda anunciou em maio que vai restringir a venda de marijuana em seus famosos coffee shops a cidadãos residentes no país, num golpe frontal no famoso "turismo da maconha" em Amsterdã.
De acordo com o anúncio, os coffee shops devem se tornar clubes privados para residentes até o final do ano. Para consumir maconha, será preciso ser membro do clube _e mesmo o número de sócios será regulado. Os críticos afirmam que a medida será um tiro no pé no turismo holandês, especialmente em Amsterdã, que atrai visitantes com sua aura de contracultura, que passa não só pelo consumo liberado da maconha, mas pela prostituição legalizada e seu centro, o chamado distrito da Luz Vermelha, e a concentração de tatuadores de renome.
A proibição do consumo de maconha para turistas na Holanda está em pauta há pelo menos oito anos, com o objetivo de combater o comércio ilegal da droga _esse sim, proibido_ e o tráfico. É fato que a vocação de Amsterdã para parque de diversões para adultos também tem lá seus efeitos colaterais também para os turistas, que, dependendo do local por onde passam, são abordados por traficantes oferecendo drogas mais fortes.  A quantidade de pessoas sob efeito da maconha passeando pelas ruas também pode ser um transtorno, já que os coffee shops oferecem versões bem potentes da droga, que podem alterar bastante a percepção de espaço e tempo.
Os planos do governo holandês recentemente receberam um golpe com adecisão do Conselho de Estado sobre uma lei municipal de 2006 que baniu estrangeiros dos coffee shops no sul da fronteira de Maastrich.  O conselho entendeu que Maastrich ultrapassou sua competência.
O caso é que a proibição do consumo da droga para turistas vai sim afetar o turismo na cidade _que, é bom esclarecer, tem outras atrações interessantíssimas, como o museu de Van Gogh e a beleza dos casarios coloridos em torno de seus canais. Mas é sua aura de liberalismo que a transformou no centro turístico que é hoje, e os coffee shops são a característica mais visível dessa aura. A proibição do consumo de maconha para turistas pode acabar com fatos correlatos indesejáveis, mas quais serão os efeitos no turismo?
E você, o que acha da decisão da Holanda? A proibição do consumo de maconha para turistas teria algum efeito na escolha de Amsterdã como destino?
Fonte: Folha.com
           

            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário