segunda-feira, 11 de julho de 2011

Empetur acompanha a pesquisa de campo da Unidos da Tijuca sobre Luiz Gonzaga

Iaê?! Blz?!

Unidos-da-Tijuca visita Ateliê de J. Borges em Bezerros


No período de 4 a 8 de julho o carnavalesco Paulo Barros veio a Pernambuco, acompanhado de uma equipe da Unidos da Tijuca, para fazer a pesquisa de campo sobre a cultura pernambucana e a trajetória de Luiz Gonzaga. A viagem seguiu o roteiro organizado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) que também acompanhou o grupo durante a semana.
 Além do carnavalesco Paulo Barros, a Unidos da Tijuca trouxe o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, a historiadora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Isabel de Alencar Azevedo, o artista plástico Marcus de Oliveira, e os designers de Carnaval, Annik Salmon e Delfim Rodrigues.
Para a pesquisa, foram visitadas as cidades de Recife, com ida ao Memorial Luiz Gonzaga, Mercado de São José, Casa da Cultura, Recife Antigo, Embaixada dos bonecos, Oficina Francisco Brennand e à Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte); Olinda, aos ateliês da Cidade Alta; Bezerros, no atelier do xilogravurista e cordelista J. Borges; Caruaru, no Alto do Moura e na famosa Feira de Caruaru.
De acordo com Paulo Barros, o enredo sobre Luiz Gonzaga vai trazer uma enorme visibilidade ao Estado. “O tema proposto é super importante pela figura representativa de Luiz Gonzaga na música popular, que foi e continua a ser muito grande. Não é uma idolatria, é mais que isso, é quase uma religião, dada a sua força”, afirma o carnavalesco.
A viagem, de modo geral, foi bem proveitosa para toda a equipe, que já se programa para necessárias novas vindas ao Estado. Dessa vez, Recife e Caruaru receberam maior atenção. A próxima parada será Exu, a cidade natal de Luiz Gonzaga, e Garanhuns. “A gente vai tentar de todas as formas retratar com fidelidade o máximo da cultura pernambucana, e nas nossas pesquisas descobrimos que, para Luiz Gonzaga, Caruaru foi uma cidade chave, ao lado de Exu”, explica o artista plástico Marcus de Oliveira.
Fonte: Turismo PE
           
Pensando bem: Confesso que não tenho o mínimo saco para ver os desfiles das escolas de Samba do Rio e nem de São Paulo. Mas sempre que temos algo de Pernambuco como tema vale a pena ver e torcer. Vamos aguardar!


            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário