quarta-feira, 13 de julho de 2011

Marketing de experiência aplicada para a Alimentação

Iaê?! Blz?!

Navegando pela net, acabei achando esse texto e achei muito interessante, originalmente está espanhol, então desculpem os erros de tradução, usei a do Google mesmo, quem quiser o texto original, clica lá em fonte.



Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais forte no campo do marketing a idéia de experiência no mercado. Na luta para ganhar terreno na mente do consumidor em relação à concorrência, tornou-se a geração de chaves e experiências de consumo oferta única e insubstituível aos nossos clientes. Experiência da marca, produto ou serviço é viver através dos sentidos.
Micaela Addis, um professor de marketing da Universidade Sda Boconni Itália propõe a seguinte definição: "Este é o nome atribuído ao conjunto de políticas e as últimas estratégias inovadoras, com foco em encontrar uma nova fonte de vantagem competitiva baseada na envolvimento emocional dos clientes e da criação de experiências relacionadas com o produto ou serviço "
A comida é uma das áreas de excelência que é fácil de aplicar o conceito de experiência no mercado. Converter o ponto de consumo em uma experiência memorável que excede as expectativas do cliente é uma ferramenta importante tanto para conseguir que o cliente voltar ou recomendar-nos aos seus amigos. Lealdade referência positiva e são fundamentais para sustentar a longo prazo um gastronómica.
Vamos consciente ou não da idéia de experiência no mercado (também conhecido como marketing sensorial), a realidade é que nós fornecemos um serviço de catering e gerando uma certa experiência, positiva ou negativa para nossos clientes. Portanto, quanto mais conscientes estivermos da relação íntima entre os três pilares que sustentam a identidade de um estabelecimento de jantar e manipulados para gerar melhor no geral experiência positiva na mente dos nossos clientes, teremos mais chance de sucesso.
A experiência que um restaurante oferece aos seus clientes devem estar alinhados com sua identidade:
- Atmosfera / decoração;
- cozinha e
- Quality of Service

devem ser alinhados sob um conceito de orientação que integra e fisicamente expressa essa identidade.

Um dos casos que são tradicionalmente citado para ilustrar o que entendemos por marketing experiencial, é a Sturbucks café da cadeia, que conseguiu converter uma commodity como o café em um negócio global através de uma estratégia de marketing planejada combinado com uma forte campanha de comunicação experimental e criativa, na medida do posicionamento está em causa.
Localmente, podemos citar vários casos que se tornaram verdadeiros exemplos de como criar uma experiência única na mente dos nossos consumidores. Inovações em serviços de alimentação, restaurantes temáticos, bar, muito bem feito restos culturais são alguns exemplos que ilustram a idéia de experiência no mercado.


Inovações na gastronomia: espetto executar o para o sushi bar.
Na década de 80, os fundadores da  Restaurant Rodizio trouxe para a Argentina um modelo muito popular do serviço de alimentos no Brasil: o serviço espetto correr livre. Transformou o produto argentino palato típico do tradicional (carne assada), implementando um novo modo de ser servido e saboreado.
O sucesso da proposta foi um meio sector instantânea do consumidor e média-alta calor. O negócio cresceu rapidamente nas mãos de consumidores que tenham serviço de visto em seu país natal foram capazes de recriar essa experiência em Buenos Aires em um restaurante chique e aqueles que sem saber, eles aceitaram imediatamente pela combinação irresistível de produtos conhecidos apresentado e serviu sob um novo formato.
No final dos anos 90 paladares locais tinham acesso a um produto já conhecido através do filme estrangeiro e da televisão: o sushi. De mãos dadas com o boom da globalização cultural ea explosão da cultura gourmet na Argentina, instalou a primeira restaurantes de sushi e sushi de entrega de serviços em Buenos Aires, oferecendo novas experiências e memoráveis ​​aos seus clientes: sabores, bebidas, servindo e modo de consumo , pratos, decorações temáticas e até mesmo o pessoal em casa foram combinados em lugares como o  Dashi, SushiClub, Osaka, Deep Blue , e Sensu formato Praça de Alimentação, gerando uma das maiores novidades para o paladar argentino: comida japonesa tradicional .


Restaurantes Temáticos: De cerveja a comida irlandesa afrodisíaco
Kilkenny, bar tradicional e Celtic, recria parte da cultura irlandesa e oferece a mais ampla seleção de bebidas da região emblemática: a cerveja. Atraente, tão característico do forro britânico que cobre a fachada foi incluído como parte de sua oferta temática bandas ao vivo tocando música celta, a batida animada do cargo depois de Buenos Aires junto com colegas da área, e é uma das sedes indiscutível da celebração do SanPatrickDay em Buenos Aires.
Tal como acontece com todas as propostas que deixarem de instalar primeiro uma novidade nas mentes dos consumidores, embora tenha havido muitos bares também foram instalados base de sua identidade e sua culinária nos elementos da cultura irlandesa, Kilkenny é que continua a ser o mais alto padrão nas mentes dos consumidores.
Ramirez irá matá-lo como um caso pode se referir tanto conceito de restaurante icônico tema eo conceito de marketing sensorial. Tendo como conceito norteador da identidade erótica, a proposta é bastante forte o suficiente para gerar um único e absolutamente memorável.
O menu afrodisíaco: a carta de sabores mediterrânicos de ingredientes gourmet e composição dos pratos não diferem muito de qualquer outra letra amplamente conhecido autor consegue qualquer outras propostas a partir dos nomes dos pratos alusivos feita sob a forma verso erótico: um exemplo claro dos elementos para estabelecer a identidade pode ser qualquer lugar, simplesmente forçando a imaginação estratégica.
O tema da decoração: uma estética de motivos neo-barroco cabaret, vermelho, cortinas grandes, texturas aveludadas, iluminação dramática, iluminação suave e um elementos decorativos relacionados evocativa e se reúnem em design de interiores do restaurante para capturar a idéia de erotismo.
Proposta cultural contribui para o serviço: sem custo adicional para o preço do cartão, o restaurante oferece diferentes atividades para a sua arte convidados exclusivos (fantoches, teatro, música) é sempre associada a temas eróticos, completando uma proposta altamente original certamente será marcado como um singular experiência na mente dos visitantes.
           

            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

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