domingo, 10 de julho de 2011

Noite dos Queijos e Vinhos agora é Festival Gastronômico de Garanhuns

Iaê?! Blz?!


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove a primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns, que acontece de 13 a 30 de julho e tem como tema Inverno, Queijos e Vinhos. Envolvendo várias atividades em sua programação, realizada em parte simultaneamente ao Festival de Inverno, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma gastronomia de qualidade e fortalecer a identidade da culinária e cultura pernambucanas. 
A já consagrada Festa de queijos e vinhos, realizada pelo Senac Garanhuns, ganha uma nova abrangência e se transforma em abertura oficial do Festival Gastronômico no dia 13, às 21h, na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). Na festa, os restaurantes envolvidos no projeto apresentam o prato da mostra e a sugestão de vinho do Vale do São Francisco para acompanhá-lo. O trabalho de harmonização foi realizado pela vinícola Rio Sol, apoiadora da ação. 
Onze estabelecimentos participam do festival. São eles: Buongustaio Ristorante, Columinho, Chez Pascal, DaTerra Sopas e Petiscos, Chocolate Sete Colinas, Dona Mô Massas e Vinhos, Restaurante e Pizzaria Napolitana, O Relojoeiro, Sesc Garanhuns e Varanda Restaurante e Pizzaria. Completando a lista, o Senac  monta um pequeno Bistrô-Escola especialmente para o festival no Parque Ruber van der Linden (Pau Pombo). No local, serão oferecidas oficinas de gastronomia ao público em geral durante o dia e, à noite, funcionará como ponto de venda de um enxuto e elegante cardápio. Preparando os pratos e servindo às mesas, estarão os alunos dos cursos de cozinheiro e garçom da unidade de Garanhuns. 
O Festival Gastronômico de Garanhuns é uma realização do Senac Pernambuco, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Festival de Inverno de Garanhuns, Vinhos Rio Sol, Campo da Serra – Queijos Especiais, Sebrae e Sindicato do Comércio Varejista de Garanhuns.
           
Pensando bem: A proposta é muito legal, especialmente do Bistro Escola, uma estrutura fantástica e vai dar oportunidade para os alunos do SENAC não ficarem só na teoria e irem para a pratica, o que vai valorizar e muito o curso deles.
Mas fiquei pensando. O sistema FECOMÉRCIO não é composto por SENAC, SESC e SEBRAE? Como vai ficar o Festival Gastronômico que o SEBRAE promove no 2º semestre já há alguns anos?
E claro que por este ser o primeiro, tenho certeza que o projeto não foi realizado como os organizadores pensam, pois este ano fica claro que é apenas uma maneira de divulgar os restaurantes, com novos pratos. Já o do SEBRAE investe em qualificação ofertando muitas oficinas para os funcionários dos restaurantes participantes.
Mas confesso que estou curioso para ver e especialmente PROVAR o festival gastronômico, que vai ter agora no FIG. Quero saber quais serão os pratos. E gostei desse tema: Inverno, Queijos e Vinhos para não esquecer as origens do evento.

            Até a próxima.

            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

            Com PERNAMBUCANIDADE

Um comentário: