quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ferran Adrià e o último banquete de seu mítico restaurante


            Iaê?! Blz?!


Ferran Adrià nos preparou durante mais de um ano sobre o fechamento do El Bulli. Mesmo assim, nos sentimos como um grupo de fãs de uma banda de rock que anunciava seu último show. Mas, sejamos honestos, não foi a hora certa para o chef catalão pendurar as chuterias? É possível continuar criando, incansavelmente, após tantos anos?
Sempre me perguntei por que alguns jogadores de futebol geniais não pararam na hora certa. Também me questionei por que Axel Rose teve de voltar aos palcos após mais de 10 anos de silêncio. Não é melhor parar no auge e passar a bola para frente sem correr o risco de pagar mico? 
foto:
Brigada reunida para o último retrato
Ferran Adrià sempre esteve muitos passos a frente de todos. Colocá-lo em listas e premiações era pura covardia. Ele estava na Lua, enquanto os outros chefs continuavam aqui na Terra, tentando repetir seus experimentos e ideias. 
Ferran escreveu um novo capítulo na história da gastronomia, influenciou uma geração inteira de chefs a sonhar, a estudar. E a ter coragem de usar suas emoções na cozinha. O elBulli não ficará na memória só pelos seus menus geniais.
O restaurante tornou-se uma Meca na qual chefs de todas as partes do mundo “peregrinavam para receber a benção de seu guru”, aprendendo em sua cozinha, observando em seu laboratório, ou até mesmo implorando para descascar umas batatas só para ficar por perto
Foram oito mil sortudos que lutavam com dois milhões de pessoas, todos os anos, para conseguir uma reserva para o banquete teatral de 34 pratos (ou atos!). Um jantar no elBulli era uma entrada ao “Imaginarium do Doutor Adrià”, com gelatinas quentes, esferificações, espumas e criações moleculares jamais vistas anteriormente. Como o ritual do Martini seco, servido com esferas de azeitonas, acompanhadas de um garçom que borrifava um spray de gim em nossas línguas? E o super imitado “Crocante Gaudi”? Lembranças de um universo paralelo gourmet que ficarão marcados na lembrança dos que lá estiveram. Momentos inesquecíveis captados e registrados por centenas de jornalistas e foodies.
foto:
A “fiesta” de fechamento do elBulli, chamada de “A Ultima Valsa”, então foi marcada para o último 30 de julho. E foi uma reunião com as pessoas que passaram pela cozinha do restaurante e os melhores amigos da casa. Na cozinha estavam Massimo Bottura, René Redzepi, Grant Achatz uma longa lista de chefs.
O menu de 49 pratos (veja abaixo) tinha a missão de contar a história dos 27 anos do  El Bulli. E de tão especial esse jantar foi servido por alguns chefs, entre eles estava o estrelado espanhol Andoni Luiz Aduriz. 
Cada um dos convidados tinha de fazer anotações no cardápio sobre o que sentia ou que memórias o prato trazia. No final, o cardápio anotado foi copiado pelo pessoal do elBulli e depois, entregue aos convidados devidamente assinado por Ferran, juntamente com uma placa de metal que dizia: ”LAST WALTZ”( última valsa).
O momento, claro, teve bolo (um só para olhar e outro para comer!). Os eleitos para preparar o dessa festa, foram preparados pela pâtissier brasileira Patrícia Schmidt e seu noivo e companheiro de profissão, o espanhol Christian Escribá. O casal fez um “elBulli”gigantesco, ou melhor, uma cachorro bulldog em forma de bolo com 1,50 metro de altura e 40 quilos. A estrutura feita em pastilhagem e em glacê real tinha a cor do restaurante - branca. A coleira tinha 140 peças adornando com 550 elementos decorativos em alusão ao parque natural de Cap de Creus, onde fica o elBulli.
O “bolo voador” foi servido e os convidados receberam folheto com uma estrela que dizia: “Escreva aqui seu desejo para a Fundação elBulli que o vento o tornará realidade”. Estas mensagens foram colocadas em uma caixa que subiu ao som de uma valsa e uma canção que dizia “a vida é dos que arriscam o dobro ou nada”. Nesta hora, o “bolo voador” apareceu, com seus 4 andares nas cores: azul  - simbolizando o mar, branco – a cor do elBulli, verde – as plantas da região, e amarelo - cor do sol.
foto:
Após o jantar, todos começaram a aplaudir emocionados e Ferran se dirigiu aos funcionários e chefs. ”Esta festa não é para as pessoas de fora, e sim para vocês que trabalharam tão duro”, disse Adrià. O estacionamento do elBulli então se transformou em uma discoteca com direito à DJ, bebidas e uma foto em tamanho real de Ferran e seu sócio Juli Soler. Coisa que os convidados se divertiram tirando foto ao lado.
A “fiesta” virou a noite! Agora, Ferran Adrià terá seis meses de descanso antes de iniciar com seus novos planos. Ele já começa a curtir as férias: fez a primeira visita a um restaurante de um amigo, Quique Dacosta, em Denia, nas proximidades de Valência.
O novo capítulo da Fundacao elBulli ainda será escrito. E nós aguardaremos ansiosos!

Menu

1. Dry Martini

2. Mojito e caipirinha

3. Mojito e baguete de maçã

4. Gin fizz

5. Azeitonas esféricas

6. Falsos amendoins

7. Ravióli de pistache “pistachip”
foto:

8. Sopa de parmesão

9. Macaron de parmesão

10.  Balão de gorgonzola

11.  Chip de azeite de oliva

12.  Flor em néctar

13.  Papel de flores

14.  Amêndoas macias

15.  Pão com tomate

16.  Ovo de ouro

17.  Suspiro de marisco

18.  Croquete líquido

19.  Espuma defumada

20.  Ravióli de lula e coco

21.  Cristal de soja

22.  Ravioli de alga nori com limão

23.  “Palitos de fósforo” de soja

24.  Nigiri de salmão

25.  Camarão fervido

26.  Camarão com cozimento duplo

27.  Rosas com wonton de presunto e água de melão

28.  Canapé de presunto e gengibre

29.  Pão de queijo

30.  Quinua gelada de foie gras

31.  Alho branco

32.  Tutano com caviar

33.  Shabu-shabu de pinólis

34.  Suspiro líquido de avelã

35.  Frango ao curry

36.  "Ceviche" de lagosta

37.  Taco Oaxaca

38.  Gaspacho e alho branco

39.  Pepino do mar

40.  Bolinhos de lebre fritos

41.  Capuccino de carne de caça

42.  Risoto de amoras negras com molho de caça

43.  Lombo de lebre com seu próprio sangue

44.  Prato de especiarias

45.  “Ossos” de raspas de chá gelado com menta açucarada

46.  Infusão de framboesas

47.  Cone de Melba

48.  Fondue Melba

49.  Caixa gigante em acrílico vermelho com chocolates
            Fonte: Prazeres da Mesa

Pensando Bem: Respeito muito o Adria, mas prefiro a cozinha a nu de Santi Santamaria

Até a próxima.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário