quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Windsor (RJ) inaugura escola gratuita de hotelaria


Iaê?! Blz?!

Um projeto acalentado há anos pelo gerente geral do Windsor Barra, Marcos Bezerra, ganhou forma esta semana com a inauguração de uma escola de hotelaria voltada a jovens de baixa renda do Rio de Janeiro. Viabilizada graças a uma parceria público privada envolvendo também o departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ONG CCMM (Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Escola de Hotelaria Windsor espera formar 720 profissionais em dois anos.
A primeira turma, já em andamento, foi fechada com a seleção de 120 alunos, entre os mais de 400 inscritos, a maior parte oriunda da Comunidade da Rocinha, já atendida em diversas outras iniciativas da ONG desenvolvidas no âmbito do Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, em São Conrado, onde a escola foi montada a partir de uma estrutura de salas e laboratórios pré-existentes. Segundo a gerente de Recursos Humanos do Windsor Barra, Tatiana Milito – o braço executor do projeto idealizado por Marcos Bezerra - o local já abrigou um hotel no passado, o São Conrado Palace, e a estrutura caiu como uma luva para o propósito. “Era o que precisávamos para viabilizar o sonho”, conta Tatiana, que acompanhou todo o processo de seleção assim como também o recrutamento dos profissionais que ministrarão as aulas que serão diárias (de segunda a sexta-feira) e oferecidas em dois turnos (das 8h às 12h15 e das 13h15 às 17h30).
O grupo de docentes foi formado entre um mix de ex hoteleiros e acadêmicos e os cursos, com a duração de quatro meses, incluirão módulos institucionais e específicos na formação de arrumadores, camareiras, garçons, barmen, capitães porteiros e mensageiros. Os cursos são gratuitos e incluem até mesmo vale transporte para alunos que residem em áreas mais afastadas.
Entre as disciplinas estão Comunicação e Expressão, Inglês - sob a coordenação do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-, Turismo e Cidadania, e Informática, além dos módulos técnicos. As últimas três semanas serão dedicadas à aulas práticas, desenvolvidas na própria Rede Windsor, que administra 11 hotéis, todos localizados no Rio de Janeiro. Já na última semana ocorrerá um workshop de inserção no mercado, ocasião em que os alunos terão oportunidade de entrar em contato direto com gerentes de Recursos Humanos de várias redes hoteleiras da cidade. De acordo com Tatiana, antes mesmo do início do curso, muitas já demonstraram interesse na contratação desses futuros profissionais.
Ao longo dos próximos dois anos – que é o tempo inicialmente previsto na parceria - , serão oferecidos seis módulos que resultarão na formação de 720 profissionais. O objetivo é gerar mão de obra qualificada dentro das comunidades carentes, em reforço ao contingente que será necessário para atender a expansão do parque hoteleiro da cidade. De acordo com Marcos Bezerra, a escola será um marco na hotelaria local. “Nossos alunos serão, sem dúvida, referência de qualidade no mercado hoteleiro“. Para Tatiana Milito, a expectativa é de que “o pioneirismo da Windsor inspire iniciativas semelhantes no trade em outras regiões do País, de antemão muito bem-vindas”, a gerente acrescenta.
Na opinião do Secretário Municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, esta parceria demonstra modernidade em benefício de uma atividade em crescimento como a hotelaria. “Essa mão de obra formada tem que estar preparada para atender o turista nos próximos anos. Esse projeto irá gerar emprego para o carioca”, conclui.
Fonte: Hotelnews

Pensando bem: Grande iniciativa!
Só fico pensando e imaginando  se o Batalhão da Polícia Militar passasse para outro local e aquele prédio voltasse a ser um Hotel, mas um Hotel Escola, que serviria para cursos na área de hotelaria, turismo, gastronomia e hospitalidade, imaginem comigo...

Até a próxima.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário