quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O sabor da gastronomia pernambucana em Nova York

Iaê?! Blz?!

Olha ai mais um exemplo de promoção não do destino em si, mas da gastronomia do destino como grande atrativo turístico, igual postei anteriormente.


Uma culinária pernambucana de raízes sedimentadas na tradição, mas que dialogue fluentemente com o mundo. Essa é a proposta que o jovem chef de cozinha Thiago Freitas pretende levar para Nova York como representante do Brasil e de Pernambuco no festival gastronômico Taste of Recife. O evento acontece entre os dias 07 e 10 de setembro, no Restaurante Alfama, e faz parte das ações da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) nos Estados Unidos devido aoBrazilian Day do qual o Estado participa pela primeira vez.
O chef Thiago Freitas, 26 anos, apesar da juventude, é uma das revelações da cena gastronômica de Pernambuco. Formado em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passou por renomados restaurantes do Estado como La Campanina e Verdicchio até abrir seu próprio restaurante, o Thaal, que propõe em um mix de tradição e contemporaneidade. É por sua característica de apostar na repaginação da tradicional culinária de Pernambuco, que o chef de cozinha estará representando o Estado no Taste of Recife.
Como opções de entrada o chef optou pela tradicional casquinha de caranguejo em uma versão renovada, além de uma receita com macaxeira, inhame e batata doce em forma de creme gratinado sobreposto por carne de sol e um caldo de maxixe com isca de camarão e chips de batata doce. Os pratos principais escolhidos por Thiago Freitas foram apeixada pernambucana que ganhou uma nova apresentação, cupim acompanhado de poeira de marola, uma espécie de farofa feita a partir de bolacha com goiabada e aligot de mandioquinha. 
Serão servidos ainda stinco de cordeiro acompanhado de risoto de milho verde cremoso, finalizado por couve crocante, e uma receita saborosa de camarão acrescido de cubos de manga, finalizado por semente de abóbora. Como sobremesas, ele optou por apresentar três pratos à base de frutas tropicais. Uma versão cosmopolita do bolo de roloservido como um petit gateau quente de goiabada e sorvete de nata, cartola em uma versão repaginada e a cocada que nas mãos do chefe, ganhou um aroma suave de gengibre e migalhas de rapadura.
O festival será aberto ao público e os americanos poderão conhecer a riqueza da gastronomia de Pernambuco, enquanto os brasileiros que residem em Nova York terão a oportunidade de matar a saudade do tempero da terra natal
Fonte: Setur-PE

Pensando bem: Já é um começo, tenho certeza que nas edições futuras, não teremos apenas um chef e sim um verdadeiro festival da gastronomia Pernambucana, além de participar do Brazilian Day de outras localidades não só o de N.Y.

Até a próxima.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço

Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário