quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nerds descobrem a gastronomia

            Iaê?! Blz?!

Quando você entra na cozinha para fazer um simples cafezinho, ocorrem ali mais de 10 processos físico-químicos, entre eles: ebulição, filtração, evaporação, diluição, mistura, combustão… Imagine então as explosões de átomos, moléculas e vetores de sabores numa feijoada ou mesmo num simples omelete? Se os cozinheiros não estão cientes da ciência envolvida à beira do fogão, alguns cientistas estão descobrindo a arte da culinária.
O livro Modernist Cuisine, escrito pelo ex-executivo da Microsoft, Nathan Myhrvold, é um exemplo cabal desses, digamos, nerds encantados com a arte da gastronomia. Lançado em 11 de março nos EUA, (à venda no Brasil em inglês, ainda sem tradução) os 6 volumes reúnem, nas 2438 páginas, fotos em alta definição capturadas das mais engenhosas maneiras, imagens espetaculares do que acontece na feitura dos pratos.
Myhrvold é diretor executivo e fundador da Intellectual Ventures, empresa de invenções e patentes. Antes disso  Myhrvold foi o primeiro diretor de tecnologia da Microsoft, deixou a empresa em 1999 para dedicar-se a interesses diversos, incluindo é claro a ciência de cozinhar.
Outro cientista importante que se rendeu aos encantos da culinária é Robert L. Wolke. Professor emérito de Química da Universidade de Pittsburgh e colunista de gastronomia do The Washington Post, Wolke escreveu “O que Einstein Disse a Seu Cozinheiro” onde ele explica graciosamente os processos químicos ocorridos na cozinha e desmistifica vários mitos.
Abriu seu apetite para ouvir esses nerds malucos por gastronomia? Robert L. Wolke estará na 15ª Bienal do Livro do Rio, no Café literário do dia 01/09 às 20h.

            Até a próxima!
            Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaços
            Com PERNAMBUCANIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário